Norte-americana Tori Bowie e Fraser-Price, também da Jamaica, arrebataram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
Corpo do artigo
Elaine Thompson, da Jamaica, é a nova campeã olímpica dos 100 metros, após ganhar a final da "prova rainha" do atletismo no Rio'2016, com a marca de 10,71 segundos.
Thompson, a mais rápida do ano na distância, distanciou com clareza a norte-americana Tori Bowie (10,83) e a sua compatriota Shelly Anne Fraser-Price (10,86), campeã de há quatro e oito anos, que ficaram com as medalhas de prata e bronze em disputa.
A costa-marfinense Marie-Josee Ta Lou terminou no quarto lugar, com o mesmo tempo da terceira (desempate aos milésimos de segundo) e em quinto chegou a holandesa Dafne Schippers, vice-campeã mundial e melhor especialista europeia, creditada com 10,90.
Pela primeira vez na história do atletismo, sete mulheres correram abaixo dos 11 segundos.
A trinitária Michelle-Lee Ahye (10,92) e a norte-americana English Gardner (10,94) foram as outras "sub-11" de uma prova em que apenas a jamaicana Christania Williams (11,80) esteve totalmente fora da luta pelas medalhas.
A exemplo do que já acontecera com a etíope Tirunesh Dibaba (10 mil metros) e a neozelandesa Valerie Adams (peso), Fraser-Pryce também não conseguiu terceiro ouro consecutivo, pelo que nenhuma mulher fará o "tri" no atletismo do Rio'2016.