Contigente formado por Abel Ferreira, Paulo Sousa, Vítor Pereira, Renato Paiva e Pedro Caixinha só é superado pelos 13 técnicos da Argentina
Corpo do artigo
Caracas (Venezuela), Santa Fé (Argentina) e Assunção (Paraguai) vão receber hoje à noite os três jogos que marcam o arranque da edição 2022 da Taça Libertadores, marcada por uma invasão portuguesa. Na sequência dos títulos conquistados por Jorge Jesus (2019) e Abel Ferreira (2020 e 2021) por Flamengo e Palmeiras, respetivamente, a marca lusitana passou a ser das mais desejadas no continente e, esta temporada, o contigente formado por Abel Ferreira (Palmeiras), Paulo Sousa (Flamengo), Vítor Pereira (Corinthians), Renato Paiva (Independiente del Valle) e Pedro Caixinha (Talleres) só é superado pelos 13 treinadores argentinos em prova.
Campeão das últimas duas edições da Libertadores, Abel Ferreira tem legítimas aspirações à conquista de um tricampeonato que só Osvaldo Zubeldía, entre a década de 1960 e 1970, conseguiu alcançar ao comando do Estudiantes. Inserido num grupo teoricamente acessível, o Palmeiras vai bater-se com Emelec, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero com a clara missão de conquistar o primeiro lugar do Grupo A no menor tempo possível para poder atacar as primeiras jornadas do Brasileirão na máxima força. No comando do Flamengo, um crónico candidato ao título nos últimos anos, Paulo Sousa vai medir forças com Pedro Caixinha, contratado recentemente após uma segunda passagem para esquecer pelo Santos Laguna, onde tinha sido campeão mexicano em 2015.
A edição 2022 do torneio mais importante do futebol sul-americano arranca hoje com uma inédita pegada europeia, sinal de tempos pontuados por três títulos lusos nos últimos três anos.
Estreante nas lides do futebol sul-americano após conquistar títulos em Portugal, na Grécia e na China, Vítor Pereira foi o treinador eleito para devolver o Corinthians aos dias de glória e, no Grupo F, vai ter no Boca Juniors um adversário de peso na luta por um apuramento onde os colombianos do Deportivo Cali podem ter uma palavra a dizer. Embalado pelo inédito título equatoriano do Independiente del Valle na última temporada, Renato Paiva vai tentar projetar o sucesso doméstico na Taça Libertadores, onde tentará superar um grupo difícil com a companhia do tubarão At. Mineiro, do América Mineiro e do Tolima.
Os dados estão lançados e a perspetiva de ver dois portugueses na final de 29 de outubro, marcada para Guayaquil (Equador), promete aquecer as madrugadas dos portugueses nos próximos meses.
14742889
>> Grupo A
Palmeiras (BRA)
Emelec (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Independiente Petrolero (BOL)
1ª jornada 07/04
Dep. Táchira-Palmeiras 01h00
Ind. Petrolero-Emelec 03h00
>> Grupo B
Athletico Paranaense (BRA)
Libertad (PAR)
Caracas (VEN)
The Strongest (BOL)
1ª jornada Hoje
Caracas-Ath. Paranaense 23h15
08/04
The Strongest-Libertad 03h00
>> Grupo C
Nacional (URU)
Vélez Sarsfield (ARG)
RB Bragantino (BRA)
Estudiantes (ARG)
1ª jornada Amanhã
RB Bragantino-Nacional 23h00
08/04
Estudiantes-Vélez Sarsfield 01h00
>> Grupo D
Atlético Mineiro (BRA)
Ind. Del Valle (EQU)
Tolima (COL)
América Mineiro (BRA)
1ª jornada Amanhã
Am. Mineiro-Ind. Del Valle 23h00
07/04
Tolima-At. Mineiro 01h00
>> Grupo E
Boca Juniors (ARG)
Corinthians (BRA)
Deportivo Cali (COL)
Always Ready (BOL)
1ª jornada Amanhã
Always Ready-Corinthians 01h30
Deportivo Cali-Boca Juniors 01h30
>> Grupo F
River Plate (ARG)
Colo Colo (CHI)
Alianza Lima (PER)
Fortaleza (BRA)
1ª jornada 07/04
Alianza Lima-River Plate 01h00
Fortaleza-Colo Colo 23h00
>> Grupo G
Peñarol (URU)
Cerro Porteño (PAR)
Colón (ARG)
Olímpia (PAR)
1ª jornada Hoje
Colón-Peñarol 23h15
Olimpia-Cerro Porteño 23h15
>> Grupo H
Flamengo (BRA)
Universidad Católica (CHI)
Sporting Cristal (PER)
Talleres (ARG)
1ª jornada Amanhã
Sporting Cristal-Flamengo 01h30
Talleres-Universidad Católica 23h00