Interrompeu reforma para treinar o Celtic: "A minha mulher disse que ia dar asneira"

Martin O'Neil
Celtic
Martin O'Neill, de 73 anos, não treinava há seis anos, mas voltou atrás na reforma para ajudar o Celtic. Apesar do pouco otimismo da sua esposa, a verdade é que a lenda dos escoceses tem tido um regresso feliz ao clube
Corpo do artigo
Leia também Rodrigo Mora: "Não sou o mesmo dos primeiros 10 jogos nem sequer o dos primeiros 20"
Martin O'Neill, que não treinava há mais de seis anos, decidiu interromper a reforma, aos 73 anos, e regressar de forma interina a um Celtic que atravessava uma crise profunda há cerca de um mês, o que motivou uma demissão de Brendan Rodgers do comando técnico.
O tetracampeão escocês estava a oito pontos do líder Hearts no campeonato, mas com o regresso da lenda do clube - venceu um total de nove títulos na sua primeira passagem, entre 2000 e 2006 - essa diferença passou para quatro.
Na Liga Europa, o Celtic de O'Neill também tem motivos para sorrir, depois de ter vencido na quinta-feira o Feyenoord em Roterdão por 3-1, estando em 21.º lugar, bem encaminhado para um play-off de acesso aos oitavos de final. No final dessa partida, o técnico norte-irlandês assumiu que a sua equipa agora respira confiança, ao contrário... da sua mulher, quando a avisou de que ia regressar ao ativo.
"As minhas duas filhas disseram-me para ir em frente, mas a minha mulher disse que provavelmente ia fazer asneira. Até agora, ainda não fiz. Tem sido ótimo, nós [treinadores] vivemos de resultados e têm sido fantásticos", começou por enaltecer o técnico, que venceu quatro dos cinco jogos que orientou até agora.
"Jogámos muito bem, houve um período em que fomos dominantes, controlámos a bola e manifestámos muita confiança, o que foi muito bom de se ver. Ao termos sofrido um golo, podíamos ter vacilado, mas demonstrámos caráter e resiliência e, quando chegámos ao empate, a confiança transbordou. Eu disse aos jogadores que teriam uma oportunidade e aproveitámo-la", analisou.
Wilfried Nancy, treinador francês do Columbus Crew, tem sido apontado como o provável sucessor a longo prazo de O'Neil. Questionado sobre essa hipótese, o veterano garantiu que, independentemente de quem seja, terá qualidade à sua disposição no Celtic: "Terá alguns jogadores que são grandes vencedores. Estou convicto de que pessoa se irá apoiar nesses jogadores e depois será uma questão de melhorar outros. Restaurar a confiança é importante, é manter isso", referiu.

