Com quatro dos oito clubes presentes nas meias-finais da Champions (Liverpool e Tottenham) e da Liga Europa (Chelsea e Arsenal), a Inglaterra iguala o número de semifinalistas que conseguira em 1983/84, mas então em três competições.
Corpo do artigo
O futebol inglês está a roubar esta temporada o protagonismo e domínio que tem pertencido aos espanhóis nas competições europeias e conta com quatro dos oito semifinalistas das provas europeias, o dobro de Espanha (Barcelona e Valência). Na Liga dos Campeões, a Premier League está representada pelo Liverpool e pelo Tottenham, enquanto na Liga Europa conta com o Chelsea e o Arsenal. E para se perceber melhor a dimensão deste feito, basta dizer que passaram 35 anos desde a última vez que a Inglaterra conseguira colocar quatro equipas nas meias-finais europeias na mesma época.
Contudo, há uma diferença assinalável a referir, na altura existiam três competições e nessa temporada de 1983/84 os representantes da Velha Albion estavam assim distribuídos: Liverpool (Taça dos Campeões), Tottenham e Nottingham Forest (Taça UEFA) e Manchester United (Taça das Taças). Curiosamente, reds e spurs - agora presentes nas meias-finais da Champions e que se podem defrontar no jogo decisivo se eliminarem Barcelona e Ajax, respetivamente - viriam a conquistar as competições que disputavam, no caso dos londrinos essa Taça UEFA foi mesmo o último de três troféus europeus que ganhou.
Na última década, a Espanha conseguiu em três ocasiões ter metade ou mais dos oito semifinalistas europeus. O recorde foi de cinco equipas em 2011/12, ano em que Barcelona e Real Madrid caíram nas meias-finais da Champions, enquanto o Atlético de Madrid, que batera o Valência na semifinal, venceria o Atlético de Bilbau na final da Liga Europa. Em 2014, os merengues bateram os colchoneros em Lisboa para se sagrarem campeões europeus, já o Sevilha ergueu o outro troféu europeu, tendo eliminado o Valência nas "meias". Por fim, em 2016, o Real Madrid voltou a impor-se ao Atlético na final da prova rainha da UEFA, com o Sevilha a conquistar pelo terceiro ano seguido a Liga Europa. Nas semifinais ficara o Villarreal.