Equilibrar jogadores experientes com nova geração de médios pode ser passo para levar seleção inglesa a um nível superior
Corpo do artigo
Encara este Euro com uma nova geração de médios que podem fazer crescer a equipa a meio-campo, com Dier, Alli e Barkley a formar um grupo forte em posse no início da construção ou depois a recuperar posições, num sistema que na base tem quase sempre dois pivots à frente da defesa, papel em que Milner é fundamental. Experiente, é chave para o equilíbrio das transições nesse corredor central, segura a equipa perto do trinco e sai depois para o jogo.
Com os jogadores no melhor da forma, questiona-se o que pode fazer Sturridge, quer no centro do ataque quer descaindo para a faixa, tal como Sterling, cada vez mais criterioso a atacar, deixando de ser só o extremo rebelde do passado.
Com Kane a afirmar-se como nº9 batalhador e com técnica de remate fácil, encaixar Rooney neste momento pode ser mais simples de fazer na faixa, com liberdade para flectir, num onze que, numa visão global, tem o ponto mais sensível na defesa. Faltam referências claras de qualidade apesar dos laterais (Walker-Rose) atacarem muito e Smalling-Cahill formarem uma dupla essencialmente física mas que joga simples e não se expõe aos erros.
ESTRELA: ROONEY
Dando "murros" no jogo
A sua influência e impacto no jogo são indiscutíveis mas a melhor forma de encaixar no onze é alvo de debate ao ponto de em função da posição de Rooney o sistema tanto estar mais próximo do 4x4x2 (losango, "diamante" como chamam os ingleses) jogando no meio perto do ponta-de-lança, ou mais em 4x3x3, se jogar descaído sobre a faixa. Em qualquer das variantes, quando tem a bola dá logo maior personalidade ao onze, metendo respeito aos
TREINADOR:ROY HODGSON
A nobreza inglesa
Nunca foi um treinador que empolgasse os adeptos ingleses, mas a sua experiência nos bancos (antes também como selecionador suíço) tem revelado a percepção clara da total realidade do futebol inglês. Procura os melhores jogadores a cada momento sem "fechar o grupo", buscando tacticamente a melhor fórmula tendo já passado por vários sistemas desde o 4x3x3 às diferentes variantes do 4x4x2. Tem de encontrar o equilíbrio ente os três sectores.
PROMESSA: DELE ALLI
Joga e faz jogar
Tem classe com a bola e presença táctica-física no meio-campo que lhe permite jogar numa posição adiantada ou mais recuado a pegar na bola. Utilizando uma definição clássica do futebol, é um "interior-armador" que dá muito à equipa sem precisar de imprimir de imediato grande velocidade quando recebe a bola. Essa "velocidade" está no pensamento de jogo, logo mais rápido e eficaz. Excelente nos "triângulos de apoio", para recuperar ou receber com noção do jogo colectivo.
TODAS AS CLASSIFICAÇÕES, RESULTADOS E ESTATÍSTICAS DO EURO'2016