Inédito: Receitas externas de transmissão da Premier League superam domésticas
Organismo britânico vai encaixar mais de 12 mil milhões de euros num espaço de quatro anos
Corpo do artigo
É um marco tão histórico quanto avultado. As receitas estrangeiras da Premier Leaggue relativas aos direitos de transmissão televisiva são, pela primeira vez, superiores às estipuladas nos acordos feitos no mercado doméstico.
Durante o ciclo 2022-2025, o valor dos contratos estabelecidos com operadores televisivas externas ao Reino Unido ascenderá aos 6,3 mil milhões de euros, enquanto a cifra interna, "ligeiramente" inferior, é de 6 mil milhões de euros.
Tudo somado, a Premier League vai obter mais de 12 mil milhões de euros por ceder acesso à transmissão dos jogos, em mais de 180 países, num espaço de quatro anos.
Esta valorização coloca a Premier League, na qual atuam a maioria dos melhores jogadores,bem à frente das "concorrentes" no grupo dos big-5 europeus.
A La Liga é a mais próxima da Premier League no que toca aos encaixes financeiros com direitos de transmissão internacionais - acumula 4,1 mil milhões de euros num espaço de seis anos. Internamente, a La Liga arrecada 3,2 mil milhões de euros.
Quanto à Serie A, esta arrecadará 678 milhões de euros durante três anos, valor muito próximo do contratualizado pela Bundesliga, num período de quatro anos.
EM ATUALIZAÇÃO