Benfica e FC Porto estão presentes no top-25 da classificação delineada pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol. Sporting e Braga estão mais distantes
Corpo do artigo
A Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol (IFFHS) divulgou, esta terça-feira, o ranking dos 140 melhores clubes da última década (2011-2020), na qual Benfica e FC Porto são os emblemas portugueses melhor classificados.
Numa tabela liderada pelo Barcelona (Espanha), ao qual se seguem o arquirrival Real Madrid e o Bayern de Munique (Alemanha), completando o top-3, o Benfica surge na 20.ª posição e, um lugar abaixo, posiciona-se o FC Porto.
Os dois rivais do futebol profissional português estão separados por apenas quatro pontos neste ranking - foram atribuídos 1762 pontos ao clube da Luz pela IFFHS e 1758 ao emblema da cidade Invicta.
Na extensa classificação do organismo federativo internacional, encontram-se ainda o Sporting, na 59.ª posição, com 1371,5 pontos, e ainda o Sporting de Braga, cuja pontuação fixou-se em 1287.
Além de Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique, o top-10 do ranking da IFFHS preenche-se com Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Chelsea, Manchester City, Manchester United e Arsenal (Inglaterra).
O clube da Catalunha, recorde-se, já havia sido eleito pela IFFHS como o melhor ao longo da primeira década do novo milénio (2001-2010).
No top-100 do ranking mais recente, destaca-se também a presença maioritária de clubes da UEFA (66), mais do dobro que face à CONMEBOL (29). O prémio clube não europeu a surgir na classificação é o Grémio de Porto Alegre (Brasil).