Uma vez "estabelecidos critérios", após o escândalo de doping, o presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo entende que este é o próximo passo
Corpo do artigo
O presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) defende que "o objetivo deve ser reintegrar a Rússia", após o escândalo de doping que afastou 67 atletas russos dos Jogos Olímpicos do Rio2016.
"A partir do momento em que tomámos a decisão de suspender a federação russa (FAR), um processo foi posto em marcha. Foram estabelecidos critérios. A prioridade é reintegrar esta federação. O objetivo deve ser reintegrar a Rússia", declarou Seastien Coe, em conferência de imprensa.
A Rússia, segunda potência mundial do atletismo, atrás dos Estados Unidos, foi suspensa em novembro de 2015 após um 'demolidor' relatório independente da AMA, que denunciava um esquema de 'doping' generalizado e institucionalizado no país.
Mais de 100 desportistas russos -- incluindo toda a equipa de atletismo, com exceção de Darya Klishina -- foram excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se disputam até 21 de agosto.
O responsável da IAAF adiantou que não existe ainda "um quadro estabelecido para a reintegração" da federação russa nas competições internacionais de atletismo, cabendo agora à federação russa convencer o grupo de trabalho criado pela IAAF para analisar o assunto.
Em 2017 realizam-se os campeonatos do mundo de atletismo em Londres, sob a égide da IAAF.