Hoje joga-se El Clásico: "Cancelo tem de arriscar mais à frente e não numa fase tão recuada do campo"
À entrada para esta jornada, Real Madrid e Barcelona estão separados por apenas um ponto no topo da tabela, com os merengues na liderança da liga espanhola e os catalães numa perseguição apertada em terceiro lugar
Corpo do artigo
Um dos maiores jogos da história do futebol repete-se hoje à tarde. Com Camp Nou interdito para obras, Barcelona e Real Madrid jogam em Montjuic e, na antevisão, Xavi Hernández deixou um recado aos dois portugueses do plantel.
O conjunto blaugrana tinha muitas dúvidas quanto aos jogadores disponíveis mas João Félix não era uma delas. O internacional português saiu lesionado no último encontro do Barcelona, mas não tardou a tranquilizar os adeptos e a garantir que tudo não tinha passado de um susto. A importância do avançado foi ontem comparada à de Bellingham no rival, cenário que mereceu a aprovação de Xavi. “São os dois importantes. Com a mudança de sistema no Real Madrid, o Bellingham tornou-se muito importante para eles. São os dois fundamentais. Mas no “El Clásico” esperemos que o João seja mais”, disse o treinador, que descobriu que Félix está em branco frente aos merengues: “Não sabia. Será um bom momento para ele o fazer e para todos os outros também. O João adapta-se muito bem à posição que queremos. Não o vejo como um nove puro, nem como um médio puro. É a posição ideal e aquela em que ele se encontra mais confortável.”
Na preparação, o Barcelona voltou a contar com Lewandowski, Pedri, De Jong, Koundé e Raphinha. Certa será igualmente a presença de Cancelo, com o qual os catalães contam “para parar Vinícius” e ao qual Xavi pede mais cautela com a posse de bola. “Perde-a, mas não é por falta de confiança. Sente-se sempre útil, importante e arrisca, mas temos de minimizar as perdas. Tem de arriscar, mas mais à frente e não numa fase tão recuada do campo. Particularmente frente a um Real que sabe jogar no contra-ataque”, alertou.
Em Madrid, a melhor notícia para os adeptos é a condição física do goleador Bellingham. Haviam algumas dúvidas quanto à disponibilidade do médio-ofensivo, apesar do próprio ter revelado estar disponível, e ontem o inglês mostrou-se sem limitações para convencer os mais céticos. “Vai jogar, está recuperado. Não preciso de explicar-lhe o que é o clássico, todos sabem”, disse Ancellotti, que por outro lado ainda não contará com Arda Guler, que recuperou de lesão, mas cumpre um plano de reforço muscular para evitar recaídas no futuro.
À entrada para esta jornada, Real Madrid e Barcelona estão separados por apenas um ponto no topo da tabela, com os merengues na liderança da liga espanhola e os catalães numa perseguição apertada em terceiro lugar, com o surpreendente Girona entre os dois eternos rivais.