Seleção Nacional ficou integrada no grupo B de apuramento, juntamente com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo.
Corpo do artigo
Portugal vai disputar o apuramento para o campeonato da Europa de 2020 com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo. O sorteio que decorreu este domingo em Dublin colocou as cinco seleções no grupo B de qualificação e o que se pode dizer, após uma primeira análise, é que a história favorece as hipóteses lusas.
A equipa das quinas tem apenas dois jogos com a Ucrânia no currículo, ambos referentes à fase de apuramento para o Mundial'1998, competição para a qual Portugal não conseguiu qualificar-se. Em Kiev, a formação de leste venceu por 2-1, mas nas Antas foram os lusos que sorriram, com um triunfo por 1-0 (golo de Fernando Couto).
Com a Sérvia, o historial é mais rico: quatro jogos, duas vitórias para Portugal e dois empates: os triunfos remontam a 2015, na qualificação para o Euro'2016. A Seleção venceu na Luz por 2-1, em março, e repetiu o resultado em Belgrado. Os empates dizem respeito ao apuramento para o Euro'2008, novamente com resultados iguais: 1-1, quer em Alvalade, quer na capital sérvia.
Frente à Lituânia, não há registo de jogos a contar. Há duas partidas de preparação, em 2000, que Portugal venceu por 5-1, e em 2004, dias antes do arranque para o Europeu realizado em solo nacional, com nova goleada favorável à equipa das quinas: 4-1.
A terminar, o Luxemburgo. São 15 jogos de Portugal com a seleção do pequeno país com um saldo francamente positivo: 13 vitórias, um empate e uma derrota (já em 1961, por 4-2). O resultado mais dilatado foi de 6-0 e surgiu em duas ocasiões distintas: nas qualificações para os Mundiais de 1962 e de 2006.
A fase de qualificação para o Europeu de 2020 realiza-se entre 21 de março e 19 de novembro de 2019.