Há três infetados no plantel, mas Colónia nega ter violado as regras de segurança
O Colónia negou qualquer violação das medidas de prevenção.
Corpo do artigo
O Colónia rejeitou ter violado durante os treinos as medidas de prevenção motivadas pela pandemia de covid-19, depois de, na sexta-feira, três membros da equipa principal terem testado positivo.
O comunicado do clube germânico surge em resposta a uma entrevista dada por um dos jogadores do plantel, o belga Birger Verstraete, no sábado, a um jornal do seu país, na qual o médio, aparentemente, expressou incómodo, pelo facto de a equipa continuar a treinar, tendo em conta os casos positivos, e preocupação, por a namorada fazer parte de um grupo de risco.
O Colónia negou qualquer violação e salientou que, "em conformidade com o plano delineado pela Liga Alemã de Futebol (DFL), apenas os jogadores que tiverem dois testes negativos consecutivos à covid-19 estarão habilitados a treinar e jogar" pelo clube.
"Desta forma, todos os jogadores vão ser novamente testados, antes de retomarem o treino de segunda-feira", referiu o 10.º classificado da Bundesliga através do site oficial, assegurando que têm sido aplicadas "todas as medidas de higiene e de proteção" no clube.
O Colónia explicou o processo de atuação, caso sejam diagnosticados mais casos positivos: "Caberá às autoridades de saúde decidir qual o grupo de pessoas que deve ser colocado em quarentena, em casa. Foi isso que aconteceu e as autoridades de saúde decidiram que o Colónia pode dar sequência ao plano delineado."
Verstraete justificou o mal-entendido com "a tradução" da entrevista à televisão belga VTM, admitindo, contudo, que ao invés de se ter deixado levar "pelas emoções, deveria ter contactado o médico do clube para ficar esclarecido".
"Não tive intenção de criticar as autoridades competentes ou o Colónia. Sinto-me descansado e em boas mãos no Colónia", expressou Verstraete, confessando que, como medida de prevenção, a namorada "vai regressar à Bélgica e por lá ficará o tempo necessário, uma vez que já sofreu uma doença cardíaca".
O Colónia informou que o médio internacional belga, que esta época foi contratado ao Gent, "vai continuar a jogar e a treinar" com a equipa.