"Há clubes que contratam ex-árbitros para ensinar os jogadores a simular faltas", acusa Gasperini

Gian Piero Gasperini
AFP
Um penálti assinalado a favor do Nápoles na recente vitória contra o Génova tem estado na ordem do dia em Itália. Comentando a arbitragem italiana, o treinador da Roma acusou alguns clubes de ensinarem os jogadores a enganarem os árbitros
Gian Piero Gasperini, treinador da Roma, diz que há clubes em Itália que contratam antigos árbitros para ensinarem os jogadores a simular faltas, tentando enganar os juízes. As palavras do técnico italiano, na antevisão ao jogo desta segunda-feira contra o Cagliari, surgem numa altura em que se a arbitragem italiana está envolta em polémica, após um penálti assinalado a favor do Nápoles, na compensação, que deu a vitória por 3-2 contra o Génova, no sábado.
Apesar de Gasperini não se ter referido a este lance em particular, a Imprensa italiana refere que as palavras do treinador surgem depois do que disse Daniele De Rossi, técnico do Génova, no final do encontro.
"As equipas começaram a receber a visita de pessoas estranhas do mundo da arbitragem, que ensinam os jogadores a permanecer no chão se forem tocados e a esperar pelo fim da jogada, como se atirar para o relvado quando a bola é rebatida de cabeça. Há clubes que contratam ex-árbitros para ensinarem os jogadores a simular faltas e a explorar as regras do VAR a seu favor", atirou Gasperini.
No sábado, De Rossi deixou críticas: "O penálti do Nápoles? Não sei mais o que dizer, aliás, não sabemos o que dizer. Não me parece um erro claro que mereça ser analisado pelo VAR. O futebol que jogávamos não existe mais, é um penálti que deixa um gosto amargo na boca . Não sei que desporto estou a treinar, agora protestamos contra tudo e o árbitro em campo já não existe. Acho que estamos a dar ao VAR um poder muito perigoso."

