Declarações de Federico Bernardeschi, internacional italiano
Corpo do artigo
Federico Bernardeschi, internacional italiano que, aos 31 anos, deixou os Estados Unidos no verão e regressou ao seu país através do Bolonha, onde soma cinco jogos, falou esta terça-feira sobre a homofobia no futebol, recordando um episódio desagradável que atravessou em jovem após ter decidido vestir uma saia, o que motivou rumores na imprensa transalpina de que seria homossexual.
"Há 12 anos, vesti uma saia. E qual é o problema? Se eu gosto, uso. Quantas vezes me disseram que era gay... E se fosse gay? Acham que não diria? Qual seria o problema? Pelo contrário, teria orgulho disso", vincou, num podcast, admitindo, ainda assim, que essa história o magoou: "Chegar ao balneário da Fiorentina com os artigos de jornais a dizerem: 'Ele usou saia' fez-me sofrer naquele momento".
"No fim de contas, neste mundo, todos são livres para fazer o que quiserem. Os outros são realmente tão importantes na tua vida?", refletiu ainda Bernardeschi, campeão europeu pela Itália em 2021, mesmo ano em que se casou com a personalidade de televisão Veronica Ciardi.