Raúl Ramírez sofreu um golpe no jogo de sábado, no futebol regional
Corpo do artigo
O guarda-redes Raúl Ramírez, do Club Deportivo Colindres, da 3.ª divisão espanhola, morreu, nesta segunda-feira, na sequência de ferimentos sofridos no sábado, durante um jogo frente ao Revilla.
Raul Ramírez, de 19 anos, faleceu esta segunda-feira no hospital de Hospital Marqués de Valdecilla, em Santander, onde se encontrava internado desde sábado, após sofrer um choque involuntário na cabeça num jogo entre o Colindres e o Revilla, da 3.ª Liga Espanhola, tal como dá conta o jornal espanhol "Marca".
Sofreu um traumatismo craniano e duas paragens cardiorrespiratórias, uma no local e outra já caminho da unidade hospitalar.
A mesma fonte dá conta, ainda, que, mal se deu a colisão, Rafa de la Peña, treinador do Colindres, realizou manobras de respiração boca a boca, tendo sido auxiliado por um adepto que se encontrava na bancada, estudante de enfermagem, que procurou reanimar o jovem guarda-redes até à chegada de uma ambulância especializada para prestar cuidados intensivos.
"A RFEF une-se à dor dos familiares, amigos e colegas de Raúl Ramírez Osorio, guarda-redes do CD Colindres, falecido hoje. Todo o nosso apoio e ânimo ao futebol cantábrico. Ninguém deveria partir tão cedo. Descanse em paz", pode ler-se numa nota de comunicado da Real Federação Espanhola de Futebol.
Diversos clubes, incluindo o Real Madrid, prestaram um voto de pesar pela trágica morte: "O Real Madrid, o seu presidente e a sua Direção lamentam profundamente o falecimento de Raúl Ramírez, guarda-redes de 19 anos do C. D. Colindres. As nossas condolências aos seus familiares, entes queridos, colegas e clube. Descanse em paz".
Já María José Sáenz de Buruaga, presidente de Canabria, munícipio ao qual pertence Colindres, também deixou as condolências: "Um jovem cheio de vida, sonhos e futuro. Todo o meu amor e o da Cantábria à sua família, aos seus amigos e a toda a comunidade futebolística cantábrica".
: La RFCF comunicar que el guardameta del C.D. Colindres Raúl Ramírez se encuentra en estado de muerte cerebral ➡️ La #RFCF decreta tres días de luto y guardará un minuto de silencio en todos los partidos del fin de semana ℹ️ https://t.co/y6wCfS69rd pic.twitter.com/FqZyZ6vSWt
- Real Federación Cántabra de Fútbol (@RFCF_es) September 29, 2025