Girona pode coincidir na Liga dos Campeões com o Manchester City? Espanhóis esclarecem
O atual líder do campeonato espanhol é detido pelo mesmo grupo que dirige o tricampeão inglês
Corpo do artigo
O Girona tem sido a principal surpresa deste arranque de temporada na LaLiga, que lidera à 12.ª jornada de forma isolada, com mais dois pontos do que o Real Madrid (31).
No âmbito deste sucesso, o jornal As procurou responder a uma dúvida que surgiu caso o emblema catalão consiga qualificar-se no final da época para a próxima edição da Liga dos Campeões... ou até sagrar-se campeão espanhol.
Isto porque o Manchester City, atual campeão europeu e habitual participante nas últimas edições da prova millionária, é, tal como o Girona, detido pelo City Football Group, o que, segundo o regulamento da UEFA, pode colocar em causa a participação de ambos na mesma competição.
“Nenhum clube que participe numa competição de clubes da UEFA pode, direta ou indiretamente: solicitar ou negociar valores mobiliários ou acções de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA, ser membro de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA, participar de qualquer forma na gestão, administração e/ou actividades desportivas de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA, ou ter qualquer poder na gestão, administração e/ou actividades desportivas de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA”, pode ler-se, no artigo do órgão referente a esta matéria.
Desta forma, entende-se que a UEFA permite a multipropriedade de clubes na mesma competição europeia, desde que sejam cumpridas algumas condições.
Desde logo – e devido a apenas 47% do Girona ser detido pelo City Football Group - o clube poderá coincidir com o Manchester City numa prova, desde que os seus membros com ligações ao grupo deixem os cargos antes que a solicitação da licença de participação nessa competição seja emitida.
Para além disso, o clube espanhol teria ainda de cumprir outras condições: não concretizar nenhum tipo de colaboração com o City, nem acordos técnicos ou comerciais conjuntos; não utilizar nenhuma base de dados conjunta de olheiros ou jogadores e não realizar transferências mútuas de qualquer tipo entre o verão de 2024 e setembro de 2025.
Resumindo, caso ambos se qualifiquem para a próxima edição da Liga dos Campeões, Manchester City e Girona poderão coincidir na prova, desde que provem que ninguém do City Football Group toma decisões em relação a ambos de forma conjunta e que não existe nenhuma ligação direta em termos de gestão.