A empresa 777 Partners chegou a acordo para a compra de 94,1% das ações do clube da Premier League.
Corpo do artigo
O Everton anunciou esta sexta-feira por via de comunicado que o fundo de investimento norte-americano 777 Partners chegou a acordo com o proprietário Farhad Moshiri para a compra de 94,1% das ações do clube da Premier League.
Moshiri, acionista maioritário do emblema inglês desde 2018, explicou que a transação é um reflexo das mudanças que a gestão dos grandes clubes tem atravessado nos últimos anos.
"A natureza da propriedade e do financiamento dos clubes de futebol de topo mudou imenso desde que investi pela primeira vez no Everton, há mais de sete anos. Os dias de um proprietário/beneficiário estão aparentemente fora do alcance da maioria e os maiores clubes são agora, por norma, propriedade de empresas de capital de risco com bons recursos, investidores desportivos especializados ou empresas e fundos apoiados pelo Estado", salientou.
"Em resultado deste acordo, temos um investidor experiente e bem relacionado com clubes de futebol que ajudará a maximizar as oportunidades comerciais e assegurámos o financiamento total do nosso novo estádio, que será o elemento fundamental para o futuro sucesso do Everton. O dia de hoje constitui um passo importante no desenvolvimento bem sucedido do Everton e espero acompanhar de perto a evolução do nosso clube", acrescentou Moshiri.
Por sua vez, Josh Wander, fundador e sócio-gerente da 777 Partners, congratulou-se com a operação, prometendo contribuir para um futuro risonho para os toffees: "Sentimo-nos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder construir sob o seu orgulhoso património e valores".
"O nosso principal objetivo é trabalhar com os adeptos e as partes interessadas para desenvolver uma infraestrutura desportiva e comercial para as equipas masculina e feminina que produza resultados para as futuras gerações de adeptos do Everton", apontou.
Espera-se que a operação de venda do Everton seja finalizada no último quarto de 2023, estando sujeita à aprovação da Premier League, Associação de Futebol Inglesa (FA) e à Autoridade de Conduta Financeira.
A confirmar-se, o Everton irá juntar-se a uma rede de clubes em que a 777 Partners já detém ações, incluindo o Génova (Itália), Vasco da Gama (Brasil), Hertha Berlim (Alemanha), Standard de Liège (Bélgica), Red Star (França), Sevilha (Espanha) e Melbourne Victory (Austrália).
1702608204004229481
17028107
17025423