Em causa estão suspeitas de irregularidades na contratação de jogadores menores de 18 anos
Corpo do artigo
A FIFA está a investigar alguns clubes europeus por suspeita de irregularidades na contratação de jogadores menores de 18 anos. Na quarta-feira, o organismo liderado por Giovanni Infantino confirmara a medida para o Chelsea. A BBC adiantou esta quinta-feira que o Manchester City também está na lista e o desportivo espanhol, a Marca, revela que Valencia e Villarreal estão igualmente envolvidos.
De acordo com a BBC, o Manchester City afirma que não tem conhecimento das investigações e diz que não fez nada que esteja fora das regras. Por sua vez, o Chelsea garante que "cumpre com todos os estatutos e regulamentos da FIFA ao recrutar jogadores".
A FIFA proíbe que jogadores com idade inferior a 18 anos sejam aliciados para representar outros clubes, como forma de evitar a exploração ou o tráfico de pessoas. Há, no entanto, exceções para esta regra que têm critérios específicos. A mudança só é permitida em três casos: se a família do jovem muda de país por razões sem ligação ao futebol; se o jogador vive a menos de 100 quilómetros da nova equipa e, ainda, se as duas equipas estiverem na União Europeia caso o jogador tenha entre 16 e 18 anos.