Fernando Santos: "Se perdermos sempre a bola, vamos ter problemas defensivos"
Declarações de Fernando Santos, selecionador da seleção portuguesa, após o empate diante da Espanha (0-0), no estádio Wanda Metropolitano, no primeiro particular de preparação para o Euro'2020.
Corpo do artigo
Avaliação defensiva e ofensiva: "Se a gente perde sempre a bola, vai ter sempre problemas defensivos. E se defendes sempre perto da tua baliza, pior. Há obviamente aspetos a melhorar nos dois planos. No plano ofensivo, quando temos posse de bola precisamos procurar tirar a bola do nosso espaço e levar a bola para o campo do adversário. E em termos defensivos também temos alguns aspetos, principalmente um encurtamento de espaço".
Diferença entre as duas partes: "Na primeira parte, nos primeiros minutos, encurtamos pouco o espaço aos jogadores espanhóis. Sabendo que é um traço fortíssimo da equipa espanhola que centra-se ali naqueles jogadores do meio, de grande técnica e capacidade de circulação da bola. Se não encurtas o espaço, eles estão sozinhos e podem tocar a bola e o fazem com muita facilidade porque coletivamente são jogadores que movimentam-se muito bem. Acho que tivemos alguma dificuldade. Fomos melhorando".
Evolução na segunda parte: "Por isso é que na segunda parte, não sei como foi a estatística, mas tenho certeza que os primeiros 15 minutos deve ter sido muito para a Espanha e muito pouco para Portugal. Depois, não terá acabado já assim porque na segunda parte Portugal teve a capacidade de ter a bola e obrigar a Espanha a correr . Quando fazes isso o adversário já não tem essa capacidade de causar os mesmos problemas".
A melhorar: "Mas há coisas a melhorar claramente. Mas o empenho e a vontade de fazer bem, a determinação, o trabalho corresponderam em pleno. Os jogadores deram o que tinham para dar, agora é uma questão de afinarmos em termos coletivos".