Fernando Santos analisou a derrota com a Holanda, por três golos sem resposta, em declarações à RTP.
Corpo do artigo
A Holanda e o jogo - "Tínhamos observado o último jogo, procurámos montar uma estratégia que nos desse posse de bole e que não permitisse saídas em contra-ataque. Nos primeiros 15 minutos conseguimos fazê-lo, mas no primeiro momento em que nos desorganizamos e não fizemos um pressing correto sofremos. A partir daí as coisas complicaram-se, tivemos muitas dificuldades. O comportamento ofensivo foi razoável, o defensivo, em termos globais, não foi adequado à nossa matriz de jogo".
Segunda parte - "No intervalo falei aos jogadores, para percebermos o que tínhamos de melhorar. Foi uma segunda parte diferente, fomos uma equipa mais competitiva. Nos primeiros 10/15 minutos estivemos mais perto, depois com 10 jogadores em campo tivemos um pouco mais de dificuldades, mas continuámos com domínio de jogo. Tivemos três ou quatro boas oportunidades de golo. Pelo que Portugal fez na segunda parte merecíamos um ou dois golos".
Consequências - "Perder deixa-nos sempre muito chateados e tristes, mas temos de olhar também pelo lado positivo, tentar tirar algo de positivo. Principalmente eu, tirar as minhas ilações".