Selecionador nacional fez a antevisão à dupla jornada de apuramento para o Euro'2020. Elogiou o Luxemburgo e diz que não está preocupado com a Sérvia
Corpo do artigo
Jogo com a Ucrânia é decisivo e o mais complicado dos dois?
"Estamos focados no Luxemburgo. Será uma dupla jornada de grau de dificuldade elevado. Se olharmos aos adversários, esta jornada será mais difícil do que a anterior, porque são duas boas equipas. Olhar só aos nomes não conta para o totobola; estas equipas, em termos de jogo, são globalmente mais fortes. Não vamos atrás de nomes ou de rankings. Vejam o Luxemburgo. Vale a pena ver a sua capacidade de jogo. Em casa, perdeu com um autogolo aos 94 minutos e, na Ucrânia, criou oportunidades e o resultado podia ter sido diferente. Portugal tem de vencer os dois jogos. Estamos preparados para garantir a quinta qualificação consecutiva para a fase final de uma grande competição. Mas para vencermos, temos de estar ao nosso melhor nível. Se assim for damos um passo, não totalmente decisivo, mas muito importante."
A Seleção Nacional tem grandes jogadores na lateral direita. Está Semedo e Ricardo Pereira. Não está Cancelo. Quais os critérios?
"Aceitando todas as opiniões, tenho repetido que faço a abordagem em função do adversário e da estratégia para cada jogo. Para estes dois, entendemos que esta é a melhor solução."
Mário Rui lesionou-se ao serviço do Nápoles. Tem soluções para o caso do jogador não estar apto?
"Não o convocaria se não tivesse informação de que está disponível para jogar na Seleção Nacional. Vi o jogo, conversei com os médicos e meus assistentes, esperámos pelo relatório do Nápoles que assegura que o jogador está disponível, por isso está convocado."
Como explica as trocas de jogadores?
"A única grande novidade é mesmo Rúben Semedo. Todos os outros estão regularmente com a equipa nacional. Tenho 50/60 jogadores que posso convocar e isso tem a ver com o que penso para o jogo. O dia anterior à convocatória é sempre uma dor de cabeça, porque são muitos para convocar e alguns ficam de fora. Nestas questões o que conta somos nós. Isso é a palavra-chave. Os nomes são pouco significativos."
Se Portugal vencer na dupla jornada e a Sérvia perder, o apuramento está garantido. Pensa nisso?
"Só penso nos jogos de Portugal. Preocupei-me com a Sérvia quando a defrontámos e vencemos de forma brilhante. Foi um bom resultado contra um adversário difícil. Agora compete-lhes fazer o seu trabalho e a nós compete-nos ganhar."