Empresário Shahid Khan vai ser o novo dono do recinto
Corpo do artigo
A Federação Inglesa de Futebol aceitou a proposta de 600 milhões de libras - 672 milhões de euros - para vender o Estádio de Wembley a Shahid Khan empresário e dono do Fulham, mas também dos Jacksonville Jaguars, equipa de futebol-americano da NFL.
A decisão foi tomada esta quarta-feira, em reunião do executivo e deve ser anunciada em breve, estando já a ser avançada pela imprensa britânica.
A proposta foi anunciada, numa primeira fase, em abril deste ano, mas só agora foi tomada uma decisão final, faltando saber os contornos do negócio. Para já sabe-se que o novo dono está proibido de vender os direitos do Estádio e que a FA pode comprar o recinto de volta em caso de condenação de Khan de um crime, por exemplo. A Federação garante ainda mais 300 milhões de libras em receitas futuras.
A intenção de Shahid Khan passa por mudar os Jacksonville Jaguars e instálar a equipa em Inglaterra, tornando-se na primeira equipa europeia de futebol-americano e que participaria no campeonato da NFL. Seria um negócio sem precedentes para a modalidade que, anualmente, já realiza uma digressão por solo inglês.
O Estádio de Wembley, porém, deverá continuar a receber os jogos da final da Taça de Inglaterra ou os playoffs de acesso à Premier League, com clubes do Championship. A final da taça de râguebi também deverá continuar a ser jogada em Wembley.