Os jogos das duas principais divisões que estavam marcados para as sextas e segundas-feiras foram alterados, entre eles o da abertura: Athletic Bilbao-Barcelona.
Corpo do artigo
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou hoje uma resolução que obriga a Liga daquele país a marcar apenas para os sábados e domingos os jogos das três primeiras jornadas dos campeonatos dos dois escalões profissionais.
Segundo nota da RFEF, a Juíza Única de Competição, Carmen Pérez González, que analisou as incompatibilidades detetadas entre o calendário e os horários estabelecidos por LaLiga (liga espanhola) face às reclamações de Luís Rubiales, presidente federativo, determinou a alteração dos dias os jogos que estavam já marcados para as sextas e as segundas-feiras junto aos fins de semana de 17/18 (primeira jornada) e 24/25 de agosto (segunda jornada), assim como o de 31 de agosto/01 de setembro (terceira jornada).
1154699083577253888
Assim, o Athletic Bilbao-Barcelona, que abriria o campeonato na sexta-feira, 16 de agosto, passa para sábado, podendo a liga alterar ainda o seu horário, apesar de ter ficado pré-definido para as 20h45 em Espanha.
No total, esta decisão do Juízo Único da RFEF obriga à alteração de 13 jogos da duas competições, previamente marcados pela Liga. Os clubes visados, com ou sem a mediação do organismo que tutela o futebol profissional espanhol, têm cinco dias para solicitar a alteração dos horários pré-definidos para sábado ou domingos, correspondentes a essas primeiras três jornadas.
Ao determinar que os horários já publicados pela liga espanhola não são válidos, a decisão está a ser vista pela imprensa espanhola como um precedente na já longa conflitualidade entre a RFEF e a LaLiga, nomeadamente entre os dois presidentes, Rubiales e Javier tebas.