Em entrevista exclusiva a O JOGO, Rúben Neves não esquece a passagem pelos Dragões, que acompanha à distância. Aponta-lhes um futuro e ainda revela a admiração pessoal por outro ex-FC Porto
Corpo do artigo
Tempo para o FC Porto nesta entrevista (ver links abaixo). O avançado que bateu os recordes de Rúben é tema obrigatório, como é a aposta na formação e a situação atual da Liga. Os reforços do FC Porto impressionam.
Médio já lidou com o sucesso precoce e deixa conselhos ao avançado que bateu os seus recordes no FC Porto: desligar das notícias e focar-se apenas no trabalho
Tem acompanhado o campeonato português?
-Tenho seguido os jogos. Tenho vários amigos a jogar em Portugal. Sigo com regularidade e parece que está muito competitivo. As equipas chamadas pequenas já conseguem criar mais dificuldades às equipas grandes. Parece que têm evoluído um pouco.
Está mais competitivo, mas a luta pelo título continua a ser entre Benfica e FC Porto...
-É o normal. FC Porto e Benfica têm os melhores planteis e as melhores estruturas para lutar pelo título. Acaba por ser uma luta normal.
Quando olha para o FC Porto, encontra alguém que o esteja a surpreender?
-Surpreendeu-me o Zé Luís. Não o conhecia, mas é excelente. Surpreendeu-me pela positiva, pela forma como trabalha no ataque. E é um excelente finalizador, muito bom tecnicamente. Marchesín também me surpreendeu. Não o conhecia e parece-me ser de nível mundial.
O FC Porto parece ter-se virado definitivamente para a formação. O Rúben foi um sinal, depois houve o André Silva, mas este ano a aposta parece a sério. Que análise faz, a propósito?
-A aposta na formação é excelente para o clube. E é excelente também para os jogadores, porque é uma motivação extra para serem melhores. Agora sabem que as portas da equipa principal estão mais abertas. Acho extremamente benéfico para o clube e para os jogadores da formação.
"Surpreendeu-me o Zé Luís. É muito bom tecnicamente. E Marchesín é de nível mundial"
Romário e Fábio são dois dos mais utilizados. O Fábio bateu uma série de recordes que eram do Rúben. Que conselhos lhe pode dar?
-Tem que continuar focado no trabalho e não pensar nos recordes, nem no que se diz. Focar-se todos os dias no trabalho, no que lhe é pedido, porque o que tiver de vir, virá por acréscimo. Importante é estarmos focados no dia a dia para evoluirmos como jogadores
Mas o Fábio não deixa de ser um jovem de 17 anos. Ouve e lê notícias, tem telefone, não será insensível a todo o mediatismo que se criou à volta dele. Com o Rúben sucedeu o mesmo. Como se gere esta exposição?
-É verdade, mas temos de ter capacidade para colocar cada coisa no sítio certo. Foi isso que eu fiz e que me ajudou a chegar aqui. Cada coisa no seu canto e saber estar focado no que é realmente importante é o segredo.
Admiração especial pelo colega do Wolverhampton. Mas o melhor do mundo é... CR7
Vê nele condições para ser um ponta de lança de referência no futuro?
-Claro que sim. É um excelente jogador e, com 17 anos, já conquistou coisas muito boas. Cabe a ele trabalhar para chegar mais longe. Já conquistou algumas coisas, mas tem de procurar mais. Acredito que será um ponta de lança de referência do futebol português.
O FC Porto está quatro pontos atrás do Benfica. A distância é recuperável?
-Sim, é. Tenho a certeza de que é possível o FC Porto voltar a ser campeão. Como disse antes, os grandes têm cada vez mais dificuldades, e todos vão perder pontos. Vamos lá ver quem consegue ser mais regular. Acredito que o FC Porto consiga dar a volta por cima.
"A aposta na formação é excelente. Os jogadores agora sabem que as portas da equipa principal estão abertas"
"João Moutinho fascinou-me"
Rúben Neves defronta todas as semanas jogadores muito conhecidos. O melhor do mundo não tem jogado na Liga inglesa. Este ano pensou-se que poderia ser Virgil Van Dijk a ganhar, mas Messi acabou com um prémio que quase sempre divide com Cristiano Ronaldo. Em 2018 foi Modric.
Se fosse capitão da Seleção e tivesse de eleger, em quem votaria para melhor do Mundo?
-Votaria no Cristiano. O que tem feito e o que fez em 2019 foi excelente. Mudou de ares quando ninguém esperava, continuou a ser o melhor, ganhou de novo a Liga, fez um excelente campeonato, mostrou que pode jogar em qualquer sítio e que consegue ser Cristiano Ronaldo em qualquer lado. Não hesitaria. Graças a deus, podemos contar com ele para nos ajudar na Seleção.
E se tivesse que incluir um jogador do Wolverhampton na eleição?
-João Moutinho... Admiro-o imenso. Conheci-o a nível pessoal no ano passado. Quando chegou cá fascinou-me por ter uma mentalidade incrível. Além da qualidade incrível, tem uma mentalidade que poucos jogadores, entre os que conheço, têm.
11664370