Ex-selecionadores e Rui Patrício confiantes para o Mundial: "Posso beber umas cervejas..."

Rui Patrício terminou a carreira
Lusa
Fernando Santos e Paulo Bento acreditam na conquista do título. O agora ex-guarda-redes vai torcer por fora
Leia também O outro lado do vídeo de Natal do FC Porto... com muitas gargalhadas
O antigo selecionador Fernando Santos afirmou esta sexta-feira que a seleção portuguesa tem "condições" para conquistar o Mundial'2026 de futebol, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, mas lembrou que essa tarefa "não será fácil".
"Penso que estamos todos confiantes. Acreditamos todos que é possível vencer o Campeonato do Mundo. Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer. Portugal tem treinador, jogadores e equipa para nos dar essa alegria. Esperamos que assim aconteça. Portugal tem condições para ser candidato, para chegar a final e vencer, agora, claro que não é fácil", afirmou Fernando Santos.
O técnico de 71 anos, que liderou Portugal entre 2014 e 2022, tendo conquistado um Europeu, em 2016, e uma Liga das Nações, em 2019, falava aos jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, após a cerimónia de final de carreira do agora antigo guarda-redes Rui Patrício.
Fernando Santos esteve com a Seleção Nacional no Mundial'2018, na Rússia, em que acabou a equipas da quinas acabou eliminada nos oitavos de final, e no Mundial'2022, no Catar, que acabou nos "quartos".
No mesmo evento, o treinador Paulo Bento, que comandou a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil (eliminada na fase de grupos), destacou a atual geração portuguesa e também mostrou-se esperançado na conquista do título. "Portugal tem uma geração extraordinária em qualidade e quantidade. É uma das melhores gerações do nosso futebol, senão a melhor. Mas, Inglaterra e Espanha também têm gerações extraordinárias e há sempre a Alemanha e a França. Não diria que Portugal é favorito, mas é candidato e pode competir com as melhores seleções do mundo", frisou o técnico de 56 anos.
Desta vez a assistir por fora, depois de ter estado em três Mundiais e cinco Europeus, Rui Patrício considerou mesmo que Portugal tem tudo para regressar das Américas com o seu primeiro troféu de campeão mundial. "Acredito muito que é possível. Portugal tem grande equipa, grandes jogadores, grande selecionador e uma grande estrutura. Temos tudo para ser campeões. Espero que possamos festejar. É o sonho de todos nós. Agora vou sofrer mais de fora, mas, por outro lado, posso beber umas cervejas também", brincou o guarda-redes mais internacional pela Seleção Nacional (108).
No Mundial'2026, na prova que vai decorrer entre 11 de junho e 19 de julho, Portugal vai defrontar no Grupo K a Colômbia, o Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental.

