Há seis seleções já apuradas para o Europeu do próximo ano, mas faltam preencher 18 vagas. Fique a par de todas as contas da fase de qualificação, sem precisar de pegar na calculadora.
Corpo do artigo
SELEÇÕES JÁ APURADAS
Ucrânia (grupo B), Espanha (grupo F), Polónia (grupo G), Bélgica (grupo I), Rússia (grupo I) e Itália (grupo J)
GRUPO A
Inglaterra, República Checa e Kosovo ainda se podem apurar. Dia 14 de novembro, os ingleses podem festejar com um empate caseiro frente a Montenegro ou até perdendo, desde que a República Checa vença na receção ao Kosovo. Esse resultado vale também o apuramento aos checos. Já o Kosovo poderá ter a necessidade de vencer os checos e os ingleses para se qualificar.
GRUPO B
PORTUGAL só depende de si para se qualificar em segundo lugar, tendo de vencer a Lituânia e no Luxemburgo se a Sérvia também ganhar as suas partidas, primeiro contra os luxemburgueses e depois frente à Ucrânia, ambas em casa.
GRUPO C
A Irlanda do Norte ainda sonha com a qualificação, mas está obrigada a vencer a Holanda, dia 16 de novembro, em Belfast, caso contrário já não poderá ultrapassar os holandeses e provavelmente a Alemanha, que recebe nesse dia a Bielorrússia, antes de acabar o apuramento em casa contra os norte-irlandeses. A seleção laranja recebe a Estónia na jornada final.
GRUPO D
Embora seja terceira classificada, a Suíça tem tudo a seu favor, porque recebe, nas duas últimas jornadas, Geórgia e Gibraltar e, se ganhar os dois jogos, estará qualificada. Pode até só ter de ganhar um se a Irlanda, à qual resta um jogo, não ganhar na receção à Dinamarca, no dia 18. Os escandinavos defrontam antes Gibraltar e vão depois a Dublin com a certeza de que lhes chega empatar.
11403417
GRUPO E
A Croácia necessita apenas de um empate caseiro contra a Eslováquia, dia 16 de novembro, para celebrar o apuramento. Já o rival só tem garantido o apuramento se vencer esse jogo e o seguinte, contra o Azerbaijão. Atual segunda classificada, a Hungria vai ao País de Gales no dia 19 de novembro e até a vitória pode não lhe chegar. Mas desde que a Eslováquia não vença na Croácia, terá sempre o apuramento nas suas mãos. Curiosamente, o mesmo pode suceder com os galeses, desde que vençam o Azerbaijão e os eslovacos percam na Croácia.
GRUPO F
Com a Espanha já qualificada, Suécia, Roménia e Noruega ainda têm hipóteses de apuramento, mas a última precisa de uma combinação improvável de resultados mesmos que ganhe as partidas contra Ilhas Faroé e Malta. Só os suecos, que somam mais um ponto que os romenos e quatro que os noruegueses, podem garantir no dia 15 o apuramento, tendo para tal de ganhar na Roménia. Outro resultado adia tudo para a derradeira jornada, na qual os romenos vão jogar em Espanha e os suecos recebem as Ilhas Faroé.
GRUPO G
Sobra uma vaga e a Áustria é a equipa melhor colocada para se juntar à Polónia, bastando-lhe empatar na próxima jornada em casa com a Macedónia do Norte. Mas mesmo que perca, o conjunto austríaco continuará a depender só de si na deslocação seguinte, à Letónia, para se qualificar. Além da Macedónia do Norte, a Eslovénia e Israel têm mínimas esperanças de apuramento.
GRUPO H
França e Turquia podem qualificar-se já na próxima jornada, tendo a Islândia uma palavra a dizer em relação à situação do segundo. Os franceses só necessitam de um empate caseiro, dia 14 de novembro, contra a Moldávia, sendo que a divisão pontual também serve os turcos na receção aos islandeses. Mesmo que estes últimos ganhem, na ronda final estarão sempre dependentes de um mau resultado dos turcos em Andorra, visto que ficariam sempre um ponto atrás.
GRUPO I
Bélgica e Rússia estão apuradas e vão apenas discutir o primeiro lugar.
GRUPO J
Com cinco pontos de vantagem sobre Arménia e Bósnia, a Finlândia pode carimbar o apuramento na receção ao Liechtenstein, enquanto os rivais precisam de um verdadeiro milagre para passar à frente dos escandinavos, que na última jornada vão à Grécia.