Estreado por Mourinho, Alfie Whiteman reforma-se aos 27 anos para se tornar fotógrafo
Antigo guarda-redes do Tottenham revelou que nunca se sentiu feliz a jogar. A fotografia era o verdadeiro sonho de vida
Corpo do artigo
Depois de 17 anos ligado ao futebol, Alfie Whiteman, ex-guarda-redes do Tottenham, decidiu que estava na altura de mudar de vida. Aos 27 anos, abandonou a carreira futebolística, que, admitiu em entrevista ao The Athletic, nunca o preencheu, para se dedicar inteiramente à fotografia, o verdadeiro sonho de carreira. Está desde o verão vinculado à Somesuch, uma produtora com escritórios em Londres, no Reino Unido, e Los Angeles, Estados Unidos.
"Assinei pelos spurs [Tottenham] aos 10 anos. Deixei a escola aos 16 e abracei a vida de futebol a tempo inteiro. Quando tinha 17 ou 18 anos e morava numa residência para estudantes, pensei: 'É isto?'. Entro no autocarro, vou para o treino, faço o curso de ciências desportivas e vou para casa jogar videojogos. Percebi muito cedo que não era feliz assim", revelou o agora fotógrafo e diretor de fotografia.
"O estereótipo de jogador de futebol é bastante verdadeiro. Era jovem, queria uma mala da Gucci e conduzir um Mercedes. É tudo um reflexo dos outros. És um produto do ambiente. É a forma como o futebol funciona, tão longe de tudo o resto. Vais para o treino e voltas para casa. É só isso", afirmou o antigo guarda-redes que esteve no Tottenham durante 11 anos, tendo feito apenas um jogo pela equipa A, em 2020, pela mão de José Mourinho, que o deixou jogar oito minutos contra o Ludogorets, para a Liga Europa, entrando para o lugar de Joe Hart. Depois disso, foi emprestado por duas temporadas aos suecos do Degerfors.
A fotografia, explicou, foi um interesse que surgiu aos 18 anos quando conheceu uma ex-namorada que era modelo. Aos poucos, foi aprendendo sobre o tema. "Sempre me senti diferente. Os meus colegas de equipa, com quem me dava bem, chamavam-me hippie", afirmou, para explicar que nunca partilhou dos mesmos interesses que os companheiros.
"A Somesuch tem um departamento comercial e faço fotografia. Tenho projetos e ideias para curtas-metragens. O objetivo é fazer alguns e, um dia, fazer uma longa-metragem. Só quero estar nas filmagens e trabalhar com os mais talentosos. Há muito para apreender", afirmou, acrescentando que o futebol só acontece uma vez por semana e por diversão.
"Estou muito entusiasmado por jogar nas quartas-feiras à noite com os meus amigos. Tenho muitos a convidarem-me e só quero jogar com eles, por pura diversão", concluiu.
