"Toda a gente tem um plano. Até levar o primeiro murro!"
Corpo do artigo
Irene Lozano, secretária de estado do Desporto, em Espanha, resume a pandemia numa frase que certo dia foi dita pelo pugilista Mike Tyson.
"Toda a gente tem um plano. Até levar o primeiro murro", cita Irene. "Esta é a frase da pandemia. É sempre o que digo a quem vem aqui pedi algo", prossegue, entre risos, numa entrevista ao Diario As.
Na conversa, Irene aponta desde já um prazo para o regresso do público aos estádios espanhóis. "Parecia impossível. A sensação que tínhamos era de termos que reconstruir uma terra queimada e sem livro de instruções. Um ano depois, podemos dizer que nos safámos bem. Salvámos o desporto. A situação económica é complicado, mas também vamos safar-nos", afirmou, completando depois: "E talvez depois da semana santa [termina a 3 de abril] possamos ponderar ter público nos estádios. Tenho essa esperança."
As duas finais da taça da Espanha (a de 2020 em atraso e a de 2021) marcadas para 3 e 17 de abril, talvez não tenham ainda público. "É muito em cima. A recomendação do CSD para essas datas continua a ser a de não haver público, mas a co-governança dá margem [de decisão] às comunidades", explica Irene Lozano.