O incidente ocorreu no jogo entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo de Líbolo, a contar para a jornada inaugural do Girabola
Corpo do artigo
O governo de Espanha recebeu "com consternação" a notícia dos incidentes que na sexta-feira provocaram 17 mortos, incluindo crianças e adolescentes, num estádio de futebol na província angolana do Uíge, foi divulgado.
"O governo de Espanha transmite as suas profundas condolências às autoridades e ao povo de Angola e expressa a sua solidariedade com todas as vítimas de tal triste acontecimento", refere um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol.
Na mesma nota, o executivo de Madrid manifestou a sua "especial simpatia" para com as famílias e os amigos das vítimas dos incidentes, que também fizeram perto de 60 feridos.
Os incidentes ocorreram à porta do Estádio Municipal 4 de Janeiro, no Uíge, quando decorriam os primeiros minutos do jogo inaugural do campeonato angolano de futebol, o 'Girabola' 2017, entre o Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo.
Milhares de pessoas tentaram assistir à partida num estádio com capacidade para pouco mais de 1.000 adeptos. Um dos portões do estádio cedeu e várias pessoas caíram, com dezenas a serem pisadas e asfixiadas.
Situada a cerca de 300 quilómetros de Luanda, a cidade do Uíge é capital da província com o mesmo nome, no norte de Angola, na fronteira com a República Democrática do Congo.