Espanha apela à FIFA para incluir Valência e Vigo nas sedes do Mundial'2030
Estádios ficaram de fora e o Governo espanhol não se rende. Argumento para incluir Vigo é a "estreita proximidade com Portugal, em particular com o Porto"
Corpo do artigo
A federação espanhola de futebol (RFEF) deixou de fora da candidatura para o Mundial'2030 os estádios de Vigo e de Valência, numa decisão que causou celeuma nas duas cidades e respetivas regiões a que pertencem. Contudo, o Governo espanhol não se dá por vencido e fez um apelo à FIFA para que os dois estádios sejam incluídos na candidatura, o que representaria um aumento de 11 (em nove cidades) para 13 o número de estádios a apresentar pela Espanha, mais os seis de Marrocos e os três de Portugal.
Segundo escreve o Relevo, o presidente do Conselho Superior de Desportos, José Manuel Uribes, enviou uma missiva à FIFA a sensibilizar para a importância de Vigo e Valência serem incluídos. "São também duas cidades fundamentais para a vertebração territorial do nosso país. Valência é uma das grandes capitais do Mediterrâneo e a Vigo está intimamente ligada a Portugal, em particular à cidade do Porto. Tanto Valência quanto Vigo estarão preparados, juntamente com as outras nove cidades designadas pela Real Federação Espanhola de Futebol, para sediar a Copa do Mundo em 2030 em relação à Espanha", lê-se no documento.
O CSD refere que a sua inclusão serviria ainda como medida de precaução por se acontecer algo com outras sedes até 2030: "São também uma garantia de resposta a qualquer eventualidade que possa ocorrer no futuro, nos próximos seis anos, em relação ao total das sedes que compõem a candidatura entre Espanha, Marrocos e Portugal Como Governo é nossa obrigação antecipar soluções e pensar sobre o interesse geral, no bem comum e no impacto do Campeonato do Mundo de 2030, que, é claro, não será apenas em termos de futebol, mas também de emprego e desenvolvimento económico e urbano; um desenvolvimento que será sustentável e equilibrado, como nos comprometemos."
Refira-se que a federação espanhola conversou com as congéneres de Portugal e Marrocos para tentar incluir mais duas sedes, mas não houve entendimento. A proposta final tem de ser enviada à FIFA até dia 31 de jnulho.