Unai Emery está sem treinar depois de deixar o Arsenal no decorrer da temporada 2019/20, mas já so pensa em voltar à ação. O espanhol abordou ainda o tempo em que treinou Neymar no PSG e comparou o futebol ao ténis, dois desportos onde vê muitas semelhanças.
Corpo do artigo
Unai Emery, treinador que agora não está vinculado a nenhum clube, comparou Cristiano Ronaldo a Rafael Nadal e Messi a Federer. Para o espanhol, o internacional português é um profissional exemplar, tal como o criativo do Barcelona. Sobre o futuro, o técnico diz que se vê a treinar em Espanha, mas não descarta voltar a Inglaterra ou tentar a sorte noutros campeonatos europeus.
"O Cristiano é um profissional exemplar tal como Messi e outros jogadores. O Ronaldo é o Nadal do futebol e o Messi seria o Federer. A preparação mental no mundo do ténis é brutal e é algo que também vejo no futebol. Tens de saber escolher o momento e saber quando tens uma oportunidade contra o teu adversário. Em ambos os desportos podes dominar apenas o jogo, enquanto que noutras ocasiões podes acabar por perder o controlo e mudar o resultado do jogo", explicou Emery numa comparação entre o futebol e o ténis.
O treinador também comentou o futuro profissional e ainda abordou a relação com Neymar no PSG.
"Neste momento estou aberto a tudo. A treinar em Espanha, voltar a Inglaterra ou ir para outros países como Itália ou França. Se me perguntam onde é que eu me vejo a curto prazo, eu diria Espanha, porque já me apetece voltar a treinar", atirou em entrevista à Eurosport.
"O Neymar tem um coração enorme e é muito importante ter empatia com as pessoas a nível humano, porque para além disso têm estilos de vida diferentes. Existem muitos momentos pontuais na carreira desportiva de um futebolista e é importantíssimo ser capaz de focar o momento em que tens de dar o 100% para alcançar o que pretendes, o teu objetivo. O Neymar, sim aproveita a oportunidade, pode ser o melhor do mundo uma vez que tem grandes qualidades para tal. É impressionante trabalhar com ele e vê-lo nos treinos e nos jogos. Chegou o seu momento e tem de ser consciente, tal como os que os rodeiam, dessa oportunidade", acrescentou sobre o avançado brasileiro dos parisienses.
12130776