Andrea Agnelli, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), quer limitar todos as ligas a um máximo de 18 clubes de modo a aliviar mais datas para jogos europeus.
Corpo do artigo
Andrea Agnelli, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), ainda não abandonou a ideia de criar um calendário capaz de conter mais jogos europeus num futuro próximo.
Durante a Assembleia Geral que vinha decorrendo em Genébra (Suíça) e encerrou esta terça-feira, Agnelli apontou aos principais campeonatos europeus e à possibilidade de limitar as competições a 18 equipas, de modo a libertar datas para a realização de mais jogos das competições europeias. O objetivo do presidente da ECA passa por levar a UEFA a criar uma nova Liga dos Campeões a partir de 2024.
O projeto de uma nova Champions já tinha sido apresentado pela ECA e passava pela constituição de quatro grupos de oito equipas, em que os cinco primeiros de cada grupo ficariam apurados automaticamente para a temporada seguinte. Os sextos e sétimos classificados de cada um dos quatro grupos teriam de disputar uma eliminatória para definir mais um lugar.
Com este sistema, só oito lugares da Liga dos Campeões seriam acessíveis através de uma vitória nos campeonatos nacionais. Este projeto, lembre-se, foi rejeitado por Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, pressionado pelas federações nacionais e pela maioria dos seus clubes, segundo escreve o L'Équipe.
11286035