Boloni sem contemplações: "Percebo porque nos chamam ciganos. Que imbecis!"
Estão em causa cânticos racistas e xenófobos protagonizados por adeptos romenos.
Corpo do artigo
Laszlo Boloni, treinador romeno do Antuérpia (Bélgica) não poupou nas palavras que utilizou para descrever os cânticos de cariz xenófobo protagonizados por adeptos da Roménia. Os jogos foram com Espanha e Malta, mas os húngaros foram os alvos.
"Quando vejo estes episódios percebo porque somos chamados de ciganos da Europa! E não tenho nada contra ciganos, mas percebem o que quero dizer. Cantar "fora, fora, fora com os húngaros do país?" Que imbecis! Isso está para além da minha compreensão", atirou o treinador, em declarações reproduzidas pelo jornal romeno Maszol.
"Não quero acreditar que o nível cultural na Roménia tenha chegado tão baixo. E diria o mesmo se houvesse escândalos semelhantes contra os romenos na Bulgária ou na Hungria. Éterrível que tenham acontecido cânticos tão sujos nos jogos com Espanha e Malta, sem conexão com a Hungria", acrescentou Boloni, que foi campeão pelo Sporting em 2002.
Além destes cânticos a que se refere o treinador, recorde-se que os romenos já tinham sido visados por não terem respeitado o minuto de silêncio em memória da filha de Luis Enrique.
11286035