Mónaco e Marselha defrontam-se este domingo no jogo grande da quinta ronda da Ligue 1. Será mais um duelo entre Leonardo Jardim e o "caloiro" André Villas-Boas. Mas quem procura a primeira vitória é o técnico dos monegascos...
Corpo do artigo
Um duelo falado em português entre dois dos nossos mais mediáticos emigrantes vai dar, este domingo, ainda mais glamour ao já luxuoso universo do principado do Mónaco.
Leonardo Jardim e André Villas-Boas protagonizaram já vários duelos e o primeiro embate na Champions entre lusos em clubes estrangeiros.
Ao leme da equipa da casa, que está afundada na zona de descida, Leonardo Jardim vai tentar somar a primeira vitória na Ligue 1 frente ao "velho amigo" André Villas-Boas, que fintou um início tremido no Marselha com duas vitórias consecutivas nas duas últimas jornadas.
O reencontro tem sido alvo da curiosidade da Imprensa francesa, que remexeu no baú da memória em busca de histórias "picantes" entre os dois treinadores. Contudo, o discurso de ambos nos últimos dias incidiu sobre uma camaradagem que hoje estará à prova, face à importância dos três pontos em disputa. No Mónaco, Leonardo Jardim recordou os duelos iniciais entre ambos, quando treinavam Beira-Mar e Académica, respetivamente, enquanto André Villas-Boas salientou a admiração pelo "excelente trabalho" realizado pelo compatriota em França.
AVB pode estrear Rongier, reforço contratado ao Nantes e que... Sérgio Conceição lançou para a ribalta
Determinado a aproximar-se dos lugares da frente, sobretudo dos que dão acesso à Liga dos Campeões, o treinador do Marselha terá hoje a possibilidade de estrear o reforço Rongier, jogador lançado para a ribalta por Sérgio Conceição quando este treinava o Nantes e que, inclusivamente, chegou a ser apontado ao FC Porto no passado defeso. Já Leonardo Jardim confia numa recuperação assente no valor de caras bem conhecidas do público português: Adrien Silva, Gelson Martins, Gil Dias e Slimani, que nos últimos três jogos apontou três golos.
11302466
Um passado marcado por jogo histórico
Esta será a sétima ocasião em que os dois portugueses se enfrentam, sendo que uma delas entrou para a história.
No dia 1 de outubro de 2014, Leonardo Jardim (Mónaco) e André Villas-Boas (Zenit) encontraram-se na fase de grupos da Liga dos Campeões e tornaram-se nos primeiros portugueses a jogarem entre si ao comando de equipas estrangeiras na maior competição europeia de clubes. Ao nulo do primeiro embate, disputado na Rússia, seguiu-se uma vitória caseira dos monegascos por 2-0. Apurado em primeiro lugar, Jardim "empurrou" Villas-Boas para a Liga Europa, num grupo onde o Benfica ficou em último lugar.
Em Portugal, o técnico do Marselha, à altura na "cadeira de sonho" do FC Porto, derrotou três vezes o rival quando este orientava o Beira-Mar. O melhor que Jardim conseguiu frente ao rival de hoje foi um empate num Académica-Beira-Mar, para a Taça de Portugal.