Nunca duas equipas orientadas por treinadores estrangeiros tinham terminado a primeira volta nos dois lugares da frente da tabela.
Corpo do artigo
Pela primeira vez desde que o campeonato brasileiro é disputado no sistema de pontos corridos, o que começou por acontecer em 2003, as equipas que terminam a primeira volta nos dois lugares de topo da classificação são orientadas por treinadores estrangeiros. E logo por dois portugueses: Abel Ferreira, líder da tabela e que orienta o Palmeiras, e Vítor Pereira, em segundo lugar da prova, ao comando do Corinthians.
Abel Ferreira igualou a melhor pontuação do Verdão desde que há pontos corridos. Quanto a Vítor Pereira, tem o melhor registo desde a equipa que foi campeã com Fabio Carille (em 2017).
Um registo que não passa em claro num país que tem apostado em força na qualidade dos treinadores lusos, principalmente depois das muitas conquistas de Jorge Jesus no Flamengo. Agora, Abel Ferreira, após os dois êxitos na Libertadores, segue com vantagem na principal prova interna, igualando também o melhor registo do clube nas primeiras 19 jornadas da Série A. Com 39 pontos, este Verdão igualou o feito da equipa de 2019, que tinha Mano Menezes no comando. Em todas as outras 18 edições da prova, a equipa de São Paulo fez sempre menos pontos do que tem agora com as mesmas 19 rondas.
Abel segue também com um aproveitamento de 68,4 por cento dos pontos conquistados, o que nenhum treinador conseguiu até agora, com um mínimo de dez jogos realizados este ano.
No topo da tabela, o Palmeiras tem quatro de vantagem sobre o Corinthians, partindo para a segunda volta como grande favorito ao título.
No Corinthians, Vítor Pereira chegou, viu e começou logo a vencer. Desde o ano do último título nacional, vencido por Fabio Carille em 2017, nunca o Timão conseguiu fazer tantos pontos como os desta equipa que, ainda no último domingo, deixou para trás o Atlético Mineiro (atual campeão) na luta pelo título.
Pereira promete ainda mais
Apesar de estar na segunda posição da tabela, atrás da equipa comandada por Abel Ferreira, Vítor Pereira até está a ter um desempenho superior ao que tinha sido conseguido pelo compatriota quando chegou ao Brasil, em novembro de 2020.
Após o triunfo de domingo frente ao Atlético Mineiro, por 2-1, o antigo treinador do FC Porto chegou à marca dos 19 jogos no Brasileirão, totalizando 35 pontos. Já o treinador do Palmeiras, que se estreou à 20.ª jornada da Serie A de 2020, só tinha conseguido 29 pontos nas primeiras 19 partidas que realizou nesta competição.
Mas Vítor Pereira não se sente plenamente realizado pelo desempenho. Pelo contrário, promete mesmo um Corinthians mais forte para a segunda volta. "Fomos durante muitos jogos uma equipa mais resultadista, que garantiu os pontos de forma a chegar, hoje, em condições de apresentar um futebol de maior qualidade. A tendência é para melhorar a nossa qualidade, porque agora vamos tendo soluções. Muita gente estava de fora. Continuamos no meio da luta. Agora, teremos mais argumentos", declarou o líder do Timão, confiante.