Dois portugueses na lista dos jogadores que mais se valorizaram esta época
Estudo do Observatório do Futebol analisou prestações dos jogadores nas cinco principais ligas europeias
Corpo do artigo
Há dois portugueses na lista dos 50 jogadores que mais se valorizaram esta temporada, num ranking elaborado pelo CIES - Observatório do Futebol. Em 18º está Rony Lopes, internacional português do Mónaco, que vale agora 41,7 mihões de euros, mais 32 que no verão de 2017. Bruma também surge na lista, mas mais atrás, em 39º lugar. O extremo, contratado pelo Leipzig ao Galatasaray por 12,5 milhões, subiu na cotação do CEIS de 7,5 para 28,7 milhões de euros.
No topo da lista, Mohammed Salah, do Liverpool, foi o jogador que mais se valorizou no decorrer da presente temporada, com uma subida no preço de mercado de 74,7 milhões de euros. O avançado que os ingleses contrataram à Roma por 40 milhões foi avaliado no início da época, pelo Observatório do Futebol, em 88,1 milhões de euros, mas os golos e as exibições fizeram a cotação crescer em mais de 80%, estabelecendo-se em 162,8 milhões de euros.
Muito perto do egípcio, em termos de valorização, vem um guarda-redes bem conhecido do futebol português: Ederson. O brasileiro, que trocou o Benfica pelo City por 40 milhões de euros, foi avaliado em agosto em 24,3 milhões de euros, mas vale agora, para o CIES , 98,7 milhões, uma valorização de mais de 300%. Sané, do Manchester City, ocupa o terceiro lugar, com uma valorização de 63 milhões, para 151 M, enquanto Mbappé fica no quarto lugar, avaliado em 188 milhões, mais 54 que no verão.