Lukaku defende ainda que os jogadores devem ter aulas de primeiros socorros para ajudarem nas situações vividas no Dinamarca-Finlândia.
Corpo do artigo
O avançado belga Lukaku anunciou esta quarta-feira, na antevisão, do Dinamarca-Bélgica - segunda jornada do Grupo B do Euro'2020 - vai ser palco de uma homenagem a Eriksen: "Vamos parar ao 10º minuto do jogo", disse na conferência de imprensa do jogo.
Lukaku defende ainda que os jogadores devem ter aulas de primeiros socorros para ajudarem nas situações vividas no Dinamarca-Finlândia. "Kjaer salvou a vida dele", disse, recordando o comportamento do capitão da Dinamarca.
"Quando vemos o que Simon Kjaer fez para salvar o Christian [Eriksen], percebemos que os primeiros socorros são importantes. Ele salvou a vida dele. Não seria pedir muito se os jogadores pudessem ter aulas sobre o que fazer em situações do género", completou o jogador.
Os adeptos dinamarqueses vão também homenagear o número 10 da sua seleção, Christian Eriksen, com aplausos justamente ao décimo minuto do Dinamarca-Bélgica do Euro2020, quinta-feira, confirmou hoje a federação de futebol daquele país nórdico.
"Os adeptos querem que todos aplaudam Christian ao décimo minuto", explicou a DBU, como forma de homenagear o jogador que sofreu uma paragem cardíaca a meio do jogo entre a Dinamarca e a Finlândia.
"Quando o relógio do jogo entrar no décimo minuto, levantamo-nos e fazemos a homenagem a Christian Eriksen com um minuto de aplausos de todos os dinamarqueses e desejamos-lhe rápido restabelecimento", tinha escrito a associação de adeptos, Danmarks Tifohold, na página de Facebook.
Internado no Rigshospitalet, em Copenhaga, a menos de um quilómetro em linha reta do Parken Stadium, onde decorrerá a partida, o jogador de 29 anos poderá ouvir a homenagem dos cerca de 25 mil espetadores que deverão estar nas bancadas.
"O hospital fica perto do Parken, poderá vê-lo da janela e poderá ouvir tudo. É uma situação incrível para ele", comentou o selecionador Kasper Hjulmand, na conferência de imprensa de hoje.
Sábado, um pouco antes de se atingir o intervalo no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia, Eriksen colapsou, caindo desamparado no relvado. Reanimado com massagem cardíaca, retomou consciência antes de ser transportado para o hospital, onde está sob vigilância.
O jogo acabou por ser reatado passadas cerca de duas horas, terminando com a vitória finlandesa por 1-0.
"Vai ser emocionalmente forte voltar ao Parken, espera-se um apoio incrível por parte dos nossos adeptos e de todo o país", acrescentou Hjulmand.
"Não sabemos como vamos reagir, porque ninguém foi confrontado com o que vivemos, cada qual terá uma forma diferente de gerir o que se passou", disse por seu lado o avançado Yussuf Poulsen.