Depois de Félix Correia, Afonso Moreira brilha na Ligue 1. Um golo para ver e rever
Jovem jogador, ex-Sporting, deu o triunfo ao Lyon
Corpo do artigo
Golaço de Afonso Moreira deu a vitória ao Lyon nos descontos #sporttvportugal #LIGUE1naSPORTTV #Ligue1 #Lyon #Strasbourg pic.twitter.com/sFgRAKEKAC
- sport tv (@sporttvportugal) October 26, 2025
O português Félix Correia bisou na goleada do Lille sobre o Metz (6-1), enquanto Afonso Moreira marcou o golo do triunfo do Lyon, de Paulo Fonseca, sobre o Estrasburgo (2-1), na Ligue 1.
O Lille foi o primeiro a entrar em ação, e não brincou em serviço, com Félix Correia, de 24 anos, contratado esta temporada pelos gauleses ao Gil Vicente por sete milhões de euros, a ser a figura do encontro da nona jornada da Ligue 1, ao marcar dois golos, aos 34' e 53', assistindo ainda Benjamim André aos 82 minutos, antes de ser substituído aos 83' para receber a ovação dos adeptos.
Num jogo de sentido único, o avançado marroquino Hamza Igamane inaugurou o marcador para o Lille aos 24', Romain Perraud marcou aos 64' e o islandês Hakon Haraldsson fez o sexto da formação da casa aos 90'+3', com o senegalês Ibou Sané a fazer o golo de honra do Metz aos 90'+5'.
Os "dogues" seguem agora no quinto lugar, com 17 pontos, menos um do que o Lyon, que também venceu em casa, mas com muito menos folga.
O atacante argentino Joaquin Panichelli abriu a contagem para o Estrasburgo aos 25', e já leva oito golos em nove rondas, liderando a lista dos melhores marcadores em França, mas um autogolo de Ismael Doukoure deu a igualdade aos anfitriões aos 31 minutos.
O Lyon até podia ter chegado ao intervalo em vantagem, mas o capitão Corentin Tolisso falhou um penálti aos 43', pelo que os comandados de Paulo Fonseca tiveram de esperar até aos 90'+1' para celebrarem, quando Afonso Moreira (ex-Sporting), que tinha sido lançado em campo aos 68', marcou um golaço que levantou o estádio e fixou o resultado final.
Além de Afonso Moreira, Paulo Fonseca apostou ainda no jovem luso Mathys de Carvalho, também de 20 anos, que jogou o último minuto do encontro, com Rafael Luís a permanecer no banco de suplentes da equipa adversária.
Os três pontos amealhados neste encontro, que fechou a nona jornada, permitiram que o Lyon subisse para o quarto lugar, com 18 pontos, os mesmos que o Marselha, que perdeu no sábado por 2-1 com o Lens, segundo com 19, cedendo a liderança ao Paris Saint-Germain (PSG), dos portugueses Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha, que ganhou fora ao Brest por 3-0 e tem 20 pontos.
Já o Estrasburgo caiu para a sétima posição, com 16 pontos, apenas a um do Mónaco (sexto com 17), que ganhou ao Toulouse na véspera (1-0). Logo atrás do Estrasburgo está o Nice, com 14 pontos, que bateu fora o Rennes (10.º com 11 pontos), por 2-1, com a turma da casa a contar com o contributo do ex-benfiquista Tiago Gouveia a partir dos 77 minutos.
Os outros dois jogos do dia colocaram frente a frente equipas que estão na zona mais perigosa da tabela, com o Le Havre (14.º com nove pontos) a ganhar ao Auxerre (17.º com sete), e o Angers (15.º com nove) a superiorizar-se ao Lorient (16.º com oito).
É precisamente contra o Lorient que joga o novo líder PSG na próxima ronda, enquanto o Lens defronta o Metz e o Marselha o Angers, com a curiosidade de todos os jogos da 10.ª jornada estarem agendados para quarta-feira (29 de outubro).

