Darwin: "Estamos a fazer-nos entender uns aos outros com linguagem gestual"
Darwin, que neste mercado de transferências trocou o Benfica pelo Liverpool, concedeu uma longa entrevista os meios de comunicação oficiais dos "reds".
Corpo do artigo
Conquista da Supertaça no primeiro jogo oficial pelo Liverpool: "É sempre um sentimento incrível ganhar títulos, não é? E a Supertaça foi o primeiro que ganhei. Vou continuar a trabalhar arduamente, porque isto é apenas o começo. Ainda tenho um longo caminho pela frente, cheio de altos e baixos, e é por isso que preciso de me preparar bem, porque quero continuar a levantar troféus e a ganhar muitos títulos."
Adaptação: "As coisas têm corrido muito bem. Estava um pouco nervoso no início, uma vez que era tudo novo. É um pouco como quando se deixa uma escola para ir para uma nova, com todos os novos colegas de turma, foi mais ou menos isso. Mas depois, à medida que os dias foram passando, senti-me relaxado com os meus colegas de equipa. Acolheram-me de forma calorosa. Quando se é o novo tipo, sentimo-nos um pouco nervosos, e ainda mais quando não se conhece a língua. Queres comunicar e simplesmente não consegues. Queres tentar perceber, mas não percebes nada nada quando estão a falar. Mas depois Milner fala espanhol, há o Thiago e os rapazes brasileiros, assim como Luis Díaz, que também chegou há pouco tempo. Por isso, sinto-me agora muito bem e muito mais relaxado e à-vontade aqui e, definitivamente, não tão nervoso como nos primeiros dias."
Quais companheiros têm ajudado mais a adaptar-se? "Firmino, Fabinho, Luis Díaz e Fábio [Carvalho], [estes dois últimos] que também só recentemente chegaram. Depois, o resto dos meus colegas de equipa também, todos eles me fizeram sentir em casa, todos eles. Eu não falo nem percebo inglês, mas sendo honesto, estamos a fazer-nos entender uns aos outros com linguagem gestual. Foram os sul-americanos que mais me ajudaram quando se tratou de me integrar com o resto do grupo. Mas está a correr bem. Mesmo agora são com quem me costumo juntar mais, porque assim consigo manter uma conversa fluente. Dificilmente consigo dizer uma palavra em inglês neste momento. Mas, com o passar do tempo, vou tentar aprender inglês e depois poderei conversar mais com os jogadores de língua inglesa. Quero mesmo aprende, porque o inglês é muito importante em tudo."
15070872
Poker com o Leipzig: "Gostei muito porque não estava à espera de marcar quatro golos. Depois de Salah me ter dado a marcação do penálti, que foi ótimo da parte dele e um gesto muito bonito, dediquei-lhe o primeiro golo. Senti-me confiante, por isso agarrei na bola e fiz o remate. E depois vieram os outros três golos, que foram uma pequena surpresa, uma vez que estávamos a jogar com um bom adversário num jogo muito difícil. Felizmente, consegui marcar os quatro golos e por isso voltei ao hotel a sentir-me muito satisfeito e feliz. Os meus colegas de equipa felicitaram-me todos, por isso na altura sentimo-nos realmente orgulhosos e satisfeitos connosco próprios. Assim que o jogo terminou, as primeiras pessoas que vieram ao meu pensamento foram o meu filho e a minha companheira."
15070669