Selecionador nacional voltou a reafirmar, em entrevista à agência espanhola Efe, que Portugal não é favorito a ganhar o Euro'2016
Corpo do artigo
Fernando Santos considera que a Seleção Nacional poderá discutir o título europeu e diz que não vê mal nenhum no facto de Cristiano Ronaldo, que conhece desde os seus tempos no Sporting, ser egoísta. Numa entrevista à Efe, respondeu a diversos temas.
Favoritos a vencer o Euro'2016:
"França, Alemanha e Espanha. Depois, Inglaterra e Itália. Portugal está nesse último nível. Em princípio não é favorito, mas acredito que tem todas as condições e a obrigação de lutar pela conquista desse título".
Desvantagem de Portugal não ter muitos jogadores do mesmo clube:
"É a parte mais difícil, porque os grandes torneios são ganhos por seleções que têm bases numa ou duas equipas, como a Espanha com o Barcelona e o Real Madrid. Tenho jogadores com mentalidades, culturas e treinadores diferentes, por isso é mais difícil conjuntá-los. Só conseguimos compenetração coletiva se os jogadores confiam e acreditam no treinador".
O egoísmo dos jogadores e Cristiano Ronaldo:
"Quando o [Ronaldo] dirigi no Sporting com 18 anos já era o que é hoje: um vencedor por natureza. Tem um egoísmo puro do 'eu quero ganhar', 'eu quero ser o melhor'. Se esse tipo de egoísmo é mau, acho que não. Cristiano é quem é porque tem essa forma de ser. Nunca vi Cristiano zangado quando a equipa ganhou e ele não marcou".
Ronaldo melhora devido à rivalidade com Messi:
"O que faz melhor ao Cristiano é a luta com ele próprio. Quando o conheci, em 2003 no Sporting, antes de ele ir para o Manchester, Messi ainda não tinha aparecido. Cristiano tinha um potencial fantástico, ao nível de Eusébio, mas disse-lhe que fraquejava um pouco no jogo aéreo. No dia seguinte estava a rematar de cabeça várias vezes. À parte disso, os génios são completamente incomparáveis e Ronaldo e Messi são dois enormes".