Copa América: não foi fácil, mas Brasil "vingou-se" do Paraguai nos penáltis
"Escrete" fica à espera do vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela para conhecer o adversário das meias-finais.
Corpo do artigo
O anfitrião Brasil penou na madrugada desta sexta-feira para garantir um lugar nas meias-finais da Copa América, apenas conseguindo derrubar o Paraguai nos penáltis (4-3), para "vingar" 2011 e 2015, depois de 90 minutos sem golos.
Em Porto Alegre, os paraguaios resistiram de forma heroica, com grande organização defensiva e enorme espírito de sacrifício, sobretudo depois de, aos 58 minutos, ficarem reduzidos a 10 unidades, mas acabaram por cair na lotaria.
No desempate, Gustavo Gómez falhou logo o primeiro pontapé, depois, com 3-3, Roberto Firmino atirou ao lado, mas, no seguinte, o ex-benfiquista Derlis González, que já falhara um castigo máximo face à Argentina, fez o mesmo, cabendo a Gabriel Jesus, que, por seu lado, tinha falhado contra o Peru, apurar o Brasil.
Os canarinhos, que em 2011 (0-2) e 2015 (3-4) tinham caído nos penáltis perante os paraguaios nos "quartos", foram desta vez mais felizes e ficam à espera do vencedor do embate entre a Argentina e a Venezuela, que se defrontam ainda este sexta-feira.
Depois do quarto lugar no Mundial de 2014, que organizaram e incluiu um 1-7 com a Alemanha, nas "meias" e um 0-3 com a Holanda, no jogo do "bronze", o Brasil está, assim, pela 30.ª vez no "top 4" da prova e na corrida pelo nono título e quinto em outras tantas edições caseiras, depois de 1919, 1922, 1949 e 1989.