O acordo antevê um aumento da contribuição por parte de La Liga para Governo e RFEF. O dinheiro angariado através dos direitos televisivos da La Liga ajudará as outras modalidades.
Corpo do artigo
A Liga de Futebol Profissional (LFP) espanhola vai passar a contribuir com 200 milhões de euros a cada ciclo olímpico para os restantes desportos daquele país.
Segundo o AS, o Conselho de Ministros já aprovou e vai anunciar ainda nesta terça-feira a alteração do Decreto Real 5/2005, que regulamenta os direitos televisivos no futebol.
No fundo, a LFP passará a ser o maior "patrocinador" das outras modalidades. Javier Tebas, presidente da LFP, aceitou a medida para assegurar o apoio do Governo e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), muito importante para a conclusão da La Liga.
Caso contrário, ou seja, se a competição fosse dada como concluída, a LFP perderia à volta de 500 milhões de euros. No entanto, se voltar à porta fechada, estimam-se perdas de 200 milhões.
Este aumento de contribuição por parte da LFP significará 50 milhões por época que serão divididos em percentagens idênticas pela RFEF e pelo Conselho Superior de Desportos (CSD) espanhol.
11945503