
Mikel Merino
Arsenal
Mikel Arteta admitiu que passou a considerar Mikel Merino como um avançado, isto depois de o espanhol, que é médio de raiz, ter marcado vários golos na ausência por lesão de Viktor Gyokeres, já depois de ter exercido esse papel adaptado na época passada
Mikel Merino foi contratado pelo Arsenal em 2024 enquanto um médio muito cotado da Real Sociedad, por 32 milhões de euros, mas tem sido mais destaque nos "gunners" adaptado a avançado, primeiro na época passada - durante uma crise de lesões no setor ofensivo - e novamente nos últimos jogos do atual líder da Premier League, enquanto Viktor Gyokeres recuperava de um problema muscular.
O ex-avançado do Sporting voltou à ação no último jogo dos "gunners", diante do Brentford (vitória por 2-0), num jogo em que Merino chegou aos cinco golos e três assistências em 20 jogos esta época - Gyokeres marcou seis tentos em 16 jogos - e Mikel Arteta admitiu esta sexta-feira, antes de uma receção ao Aston Villa, que já considera Merino um "concorrente" para o sueco no ataque, ainda que ambos possam jogar juntos.
"Se considero Merino um avançado? Penso que ele merece pelo menos que eu pense nisso, pela forma como se tem exibido e pelo impacto que tem dado à equipa, então sim. Eles podem jogar juntos, até com o Viktor e com Gabi [Jesus]. Há coisas que preparámos durante o verão e que ainda não pudemos fazer", referiu.
Já sobre o Aston Villa, que segue numa sequência de seis vitórias consecutivas e é terceiro na Premier League, com menos seis pontos do que o líder Arsenal, Arteta admitiu que, se a equipa treinada pelo compatriota Unai Emery, ex-técnico dos "gunners", continuar assim, "terá certamente chances" de lutar pelo título.
"Pelo que têm feito, pela forma como têm jogado e vencido jogos, certamente é uma equipa em grande forma, sabemos disso. Conhecemos obviamente o treinador e também o trabalho incrível que tem feito, então temos noção da tarefa de amanhã [12h30], mas encaramo-a sempre como uma oportunidade. Se Emery terá motivação adicional por reencontrar o Arsenal? Não sei, mas acho que ele nunca precisa de nada extra, só ele é bom o suficiente", elogiou.

