Mikel Arteta, treinador do Arsenal, considera que a subida de nível que a Liga inglesa registou nos últimos cinco anos é algo "sem precedentes"
Corpo do artigo
Mikel Arteta, treinador do Arsenal, considerou esta sexta-feira que a subida de nível a que a Premier League assistiu nos últimos cinco anos é algo "sem precedentes", não havendo por isso razão para fazer comparações com outras eras da Liga inglesa, inclusive aquela em que jogou.
Numa altura em que o top-5 da classificação está separado por apenas cinco pontos, Arteta falou numa situação inédita no futebol inglês, com equipas como o Newcastle e o Aston Villa a demonstrarem estar a conseguir, para já, acompanhar os habituais candidatos aos lugares cimeiros da tabela.
"O que aconteceu nos últimos cinco anos não tem precedentes. Esta quantidade de pontos e este nível das equipas nunca aconteceu. A quantidade de equipas com este nível está a aumentar cada vez mais e é por isso que comparar o passado desta Liga com o presente é uma perda de tempo. É muito diferente daquilo que já foi, e isso coloca as nossas exigências diárias num patamar diferente", salientou, em conferência de imprensa de antevisão à visita dos gunners aos magpies, no sábado (17h30).
Questionado ainda sobre se os grandes rivais do Tottenham, que lideram atualmente a Premier League, são candidatos ao título, Arteta respondeu ainda: "Eles estão lá [no primeiro lugar] agora e merecem estar onde estão, por isso sim".
À entrada para a 11.ª jornada do campeonato inglês, o Arsenal segue na vice-liderança, com 24 pontos, menos dois do que os spurs (26). Já o Newcastle está na sexta posição, com 17.