Apesar de ter jogado pelas seleções jovens de Inglaterra, Fábio Carvalho não tem passaporte inglês. Rui Jorge conversou com o treinador do Fulham e o médio deixou claro que queria jogar por Portugal. Treinador do Fulham serviu de "ponte" para a chegada do médio ofensivo à Seleção Nacional de sub-21
Corpo do artigo
A estreia de Fábio Carvalho pela seleção de sub-21 constitui uma vitória para o futebol português e uma derrota para Inglaterra. O médio do Fulham já tinha jogado pelas seleções jovens inglesas, mas como não tinha o passaporte daquele país, não podia ser chamado para os sub-21.
Atento a todos os jogadores que têm dupla nacionalidade, mesmo que estejam a representar as seleções jovens de outro país, Rui Jorge estava a seguir o jogador há um ano.
Segundo O JOGO apurou, a tarefa ficou facilitada pelo excelente relacionamento entre o selecionador dos sub-21 portugueses e Marco Silva, treinador do Fulham. Mal teve conhecimento que o médio não podia representar Inglaterra, o antigo lateral-esquerdo contactou o técnico português. A ideia era saber a disponibilidade de Fábio Carvalho jogar por Portugal.
A resposta foi rápida: "Quero jogar por Portugal". Feita a ponte, o médio foi então chamado para os sub-21 para a dupla jornada com a Islândia (1-1) e a Grécia (4-0), tendo sido eleito o melhor em campo neste último jogo.
Gareth Southgate, selecionador de Inglaterra, assumiu a derrota. "Fábio Carvalho jogou nas nossas camadas jovens sem passaporte inglês, mas para jogar nos sub-21 precisava de passar nos testes e obter o passaporte. Gostávamos de contar com ele, mas agora ele está nos sub-21 de Portugal."
Natural de Torres Vedras, Fábio Carvalho começou a jogar em 2010 nas escolinhas do Benfica, onde esteve três anos, transferindo-se em 2013 para o Balham, clube inglês que tinha sido fundado dois anos antes. A transferência para o Fulham aconteceu em 2015, começando aí a longa ligação ao clube londrino.
Na época passada, ainda na Premier League, foi utilizado em quatro jogos, tendo sido titular nos últimos três. Uma ponta final de época coroada ainda com um golo ao Southampton.
Apesar da descida da equipa ao segundo escalão, Fábio Carvalho tem realizado uma época de sonho ao lado de Ivan Cavaleiro e sob o comando de Marco Silva. O Fulham lidera o campeonato com 14 pontos de avanço sobre o terceiro classificado, o Luton, e o regresso à Premier League parece uma questão de tempo. O agora internacional sub-21 português soma 27 jogos, sete golos e seis assistências no Championship e as exibições que tem realizado chamaram à atenção de vários clubes.
Como o jogador estava em final de contrato com os cottagers, o Liverpool posicionou-se logo para garantir o concurso, mas não conseguiu levá-lo em janeiro. Apesar disso, Jurgen Klopp, treinador dos reds, assumiu que queria o médio. "Obviamente ainda estamos interessados, seria uma loucura se não estivéssemos, mas o processo atrasou-se e não deu certo antes do fecho do mercado."
Para assegurar a transferência de um jogador que tanto pode jogar como médio interior esquerdo, na posição 10, nas alas ou até como segundo avançado, o Liverpool chegou a acordo com Fábio Carvalho e com o Fulham, pagando seis milhões de euros ao clube londrino.