Comemorações, troca de camisolas e cuspir serão proibidos na Premier League
Protocolo que está a ser preparado prevê série de condicionantes para o regresso da Liga inglesa.
Corpo do artigo
A comemorações dos golos em equipa, a troca de camisolas e o cuspir passarão a ser proibidos nos jogos da Liga inglesa de futebol, novas regras que poderão durar até final do ano, devido à pandemia da covid-19.
De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal britânico The Telegraph, estas medidas fazem parte do protocolo que os organizadores da Premier League querem implementar na competição e que irá ser discutido pelas 20 equipas que disputam a prova.
O uso de campos neutros, a redução da duração dos jogos e a identificação das garrafas de água por cada jogador são outras medidas propostas para viabilizar o reinício da competição. Caso o protocolo seja aprovado, as medidas serão logo implementadas nas sessões de treino das equipas, três, quatro semanas antes da realização dos jogos, para ajudar os jogadores a adaptarem-se à nova realidade.
Além de passar a ser proibido, o cuspir poderá mesmo ser sancionado pelos árbitros, ideia que recentemente foi avançada pela própria FIFA.
Inicialmente, o protocolo da Premier League para a covid-19 aponta só para os restantes jogos da época 2019/2020, mas poderá ser estendido até final do ano, de acordo com a progressão na luta contra o novo coronavírus.
Na sexta-feira, os clubes do primeiro escalão inglês voltam a reunir-se, numa altura em que os organizadores da competição estão em conversações com especialistas médicos e com o governo britânico para tentar retomar o futebol em junho e disputar os 92 jogos que faltam para terminar a edição 2019/20 da Premier League.
A competição foi interrompida no início de março devido à pandemia da covid-19, numa altura em que o Liverpool tinha caminho livre para ser campeão, já que lidera a prova com mais 25 pontos que o Manchester City, de Bernardo Silva e João Cancelo.