Antigo árbitro e atualmente responsável da área na FIFA, não tem dúvidas em afirmar que o VAR "é o presente e o futuro"
Corpo do artigo
Pierluigi Collina, ex-árbitro italiano que chegou a dirigir o sector da arbitragem da UEFA e que agora o faz na FIFA, deu uma entrevista à Radio 1 Rai, na qual se congratula com o sucesso da introdução no VAR na maioria das competições nacionais e internacionais e recomendou a especialização para que as decisões sejam ainda melhores.
"O VAR é o presente e também o futuro do futebol. A utilização do VAR cresceu muito em todo o mundo, como o Campeonato Mundial Feminino está a mostrar. O futuro é a especialização, claramente a categoria do VAR deve ser criada e precisa de tempo", comentou o italiano.
"Na Premier League vão utilizar mas os ingleses são peculiares, pois adoram o ritmo e fluidez do jogo. O tempo de jogo foi discutido mas ainda não há consenso entre os treinadores. Lembrem-se que o uso do VAR não é a solução final, há sempre elementos de discussão e interpretação. O VAR no futebol, comparado com outros desportos, serve paraser interpretado e não para decisões factuais, como por exemplo no ténis. Fico feliz por a UEFA finalmente ter decidido usar o VAR na Liga dos Campeões, no meu último ano [na UEFA] foi um dos pontos críticos porque havia quem não concordasse. A minha saída também foi determinada por isso, entre outras coisas. Fico feliz por a UEFA ter percebido que o futuro e também o presente é o VAR ", concluiu.