Zuhaitz Gurrutxaga formou-se e estreou-se como profissional na Real Sociedad.
Corpo do artigo
O espanhol Zuhaitz Gurrutxaga, 41 anos, foi campeão europeu de sub-16, disputou um Mundial sub-17 partilhando o onze com nomes como Iker Casillas e Xavi, foi vice-campeão de La Liga com a Real Sociedad e conseguiu uma subida de divisão no Real Unión de Irún, clube com o qual viveu uma noite história ao eliminar o Real Madrid da Taça do Rei, no Santiago Bernabéu.
Gurrutxaga foi futebolista profissional durante 15 anos e realizou o seu sonho de jogar na equipa principal da Real Sociedad, pela qual se estreou em La Liga com apenas 19 anos. No entanto, durante a sua passagem pelo principal escalão do futebol espanhol, também experimentou a pior parte do desporto, quando passou por uma depressão e desenvolveu transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), devido à pressão.
Felizmente, aprendeu a rir-se disso e, mais ainda, tornou-se comediante, criando um monólogo que estreou no passado dia 4 de setembro. Todos os domingos deste mês, o ex-jogador de futebol, e também ex-músico, oferece um espetáculo chamado "FutbolisTOC, ou como sobrevivi à Primeira Divisão", no Teatro Reina Victoria, em Madrid.
Em recente entrevista concedida ao jornal AS, Gurrutxaga garante estar "bem" agora.
"Estou bem. Uma pessoa aprende a conhecer-se, a saber gerir as suas ansiedades, os seus nervos. Penso que o TOC é algo que não é crónico, porque tenho certeza de que há pessoas que o ultrapassaram completamente, mas é algo que está sempre por perto. Eu diria que estou 400% melhor do que naquela altura, mas especialmente em momentos de nervosismo, como agora, quando tenho uma estreia, surge sempre alguma coisa. Por isso, é preciso ter cuidado para que esse transtorno não ganhe força e para o combater. Felizmente, agora tenho as minhas ferramentas para o fazer", afirmou.
15153348
15151638