Champions na Luz e em Alvalade? Jornal As avança datas e motivos da escolha
Apesar da "intromissão" de Madrid, Lisboa aparenta continuar em vantagem e deve mesmo receber a "final a oito" da competição.
Corpo do artigo
Parece cada vez mais uma realidade que a Liga dos Campeões 2019/20 seja decidida num formato inovador - de "final a oito" - em Lisboa. Apesar de, na terça-feira, o presidente da câmara de Madrid ter declarado o interesse da capital espanhola em acolher a prova milionária, é Lisboa que, segundo a imprensa internacional, leva vantagem para ser escolhida pela UEFA.
Esta quarta-feira, o diário As dá conta dos pormenores do plano que terá sido idealizado pelo organismo que tutela o futebol europeu. Os quatro jogos que faltam disputar dos oitavos de final poderão ficar agendados para o fim de semana de 8 e 9 de agosto (dois no sábado e dois no domingo). 48 horas depois, as oito equipas apuradas para os "quartos" partem para Lisboa, de forma a começar a série de eliminatórias a uma mão a partir do dia 12. Ao todo, são sete encontros que deverão ter como palco os estádios da Luz e de Alvalade, sem público nas bancadas. A final é apontada para o dia 23 de agosto, um domingo, no reduto do Benfica.
O jornal espanhol detalha ainda os motivos que deverão levar o Comité Executivo da UEFA a designar Lisboa como "sede" da etapa final da Champions. Na origem da provável decisão estará a menor incidência da pandemia de covid-19 em Portugal, quando comparada com a de outros países, como Espanha e Itália. Apesar de o número de casos de infeção ter aumentado na zona da capital portuguesa nos últimos dias, a UEFA continua a olhar para os estádios de Benfica e Sporting - separados por escassos quilómetros - como as opções mais viáveis para a realização de um mini-torneio de emergência. Além disso, já não há equipas portuguesas em prova.
12298043
O As remata referindo que Madrid está mais longe de ser opção uma vez que o estádio Santiago Bernabéu se encontra em obras de remodelação e os restantes campos da cidade - exceção feita ao Wanda Metropolitano - não cumprem os requisitos estabelecidos pela UEFA.