Champions: campeão Real Madrid com "via aberta", Grupo C aquece primeira fase
A fase de grupos realiza-se a 6 e 7 de setembro (primeira jornada), 13 e 14 de setembro (segunda), 4 e 5 de outubro (terceira), 11 e 12 de outubro (quarta), 25 e 26 de outubro (quinta) e 1 e 2 de novembro (sexta e última).
Corpo do artigo
O Real Madrid vai iniciar a defesa da Liga dos Campeões frente a germânicos, ucranianos e escoceses, mas as atenções desta primeira fase ficaram viradas para o Grupo C, que juntou três tubarões, ditou esta quinta-feira o sorteio.
No Grupo F, o Real, recordista da Champions com 14 títulos, vai ter pela frente o Leipzig, o Shakhtar Donetsk, formação que perdeu grande das suas principais figuras devido à invasão russa da Ucrânia, e o Celtic, antigo campeão europeu, mas que nunca mais recuperou o poderio apresentado nos anos 60 do século passado.
O sorteio realizado em Istambul, local da final da edição 2022/23, parece ter deixado via aberta para o emblema de Madrid chegar aos oitavos de final, com o Leipzig, de André Silva, a mostrar-se como o principal candidato a acompanhar os espanhóis, embora o Shakhtar e o Celtic, de Jota, também garantam luta pelo apuramento.
Bem mais complicado - e também mais interessante - promete ser o Grupo C, com Bayern, Barcelona e Inter, todos antigos campeões europeus, a lutarem por dois lugares, com os checos Viktoria Plzen a tentar "sobreviver" a este agrupamento.
Finalista vencido da última edição, o Liverpool, de Diogo Jota, não teve direito ao estatuto de cabeça de série no sorteio, mas é claro favorito no Grupo A, com o Nápoles, de Mário Rui, e o Ajax, de Francisco Conceição, a tentarem o acesso aos "oitavos", e com escoceses do Rangers à espreita para se meterem entre italianos e neerlandeses.
Tal como o Grupo C e também o D, em que Sporting foi sorteado com Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha, o Grpo G juntou igualmente três equipas dos chamados "big 5", embora o Manchester City, de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva e equipa que continua a sonhar há mais de uma década com a conquista da Champions, parece ter larga vantagem sobre Sevilha e Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, com os dinamarqueses do Copenhaga a fechar a composição.
No Grupo E, Milan, campeão italiano e equipa em que alinha Rafael Leão, e Chelsea são "super favoritos" frente a Salzburgo e Dinamo Zagreb, dois clubes que muito dificilmente conseguirão intrometer-se entre os dois antigos campeões europeus.
O Benfica vai encontrar PSG - de Nuno Mendes, Danilo, Renato Sanches e Vitinha -, Juventus e Maccabi Haifa no Grupo H, enquanto o FC Porto, campeão português, vai defrontar Atlético de Madrid, de João Félix, Bayer Leverkusen e Club Brugge no Grupo B.
A fase de grupos realiza-se a 6 e 7 de setembro (primeira jornada), 13 e 14 de setembro (segunda), 4 e 5 de outubro (terceira), 11 e 12 de outubro (quarta), 25 e 26 de outubro (quinta) e 1 e 2 de novembro (sexta e última).
A final da edição de 2022/23 da Liga dos Campeões vai ser disputada em 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.
15115459
15115479