Bruno Fernandes é o Mister regularidade: vários anos seguidos a marcar e oferecer golos

Patrick Dorgu celebra o golo com Bruno Fernandes, Bryan Mbeumo e Diogo Dalot frente ao Arsenal
EPA
Nas últimas seis épocas ficou sempre nos 20 primeiros médios quanto a participações em golos. Desde que se iniciou a década, Fernandes marcou 59 golos e fez 53 assistências. É uma média de 19 contribuições em cada temporada, a colocá-lo, sempre, entre os primeiros do ranking.
Bruno Fernandes foi uma peça decisiva no triunfo do Manchester United em casa do Arsenal na última jornada da Premier League. O médio português fez uma assistência para golo nessa partida (para Dorgu, no 2-1), aumentando a conta pessoal da época para dez passes decisivos no campeonato. Um registo que fez dele o primeiro médio das cinco grandes ligas europeias a chegar aos dois dígitos nas assistências esta época.
Conforme pode ler-se no quadro abaixo, Bruno é o médio com mais assistências nas top-5, o que em grande parte se deve ao seu registo desde que Rúben Amorim deixou o clube de Manchester, a 5 de janeiro. Mas é, também, o que tem mais participações diretas em golo nos mesmos campeonatos (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França). Com cinco golos apontados, soma agora 15 contribuições, o que lhe garante também o primeiro lugar no ranking de centrocampistas, à frente de Nico Paz (Como, com 14), Christoph Baumgartner (Leipzig, com 13), e Bruno Guimarães (Newcastle, com 12).

Uma posição que, para Bruno, está longe de ser caso único. Pelo contrário. Se quanto a assistências é a segunda vez consecutiva que está no pódio - na época passada terminou em terceiro lugar - no que diz respeito a participações diretas em golo tem um registo impressionante: esta década, terminou sempre nos 20 primeiros lugares dos médios que competem no top-5, a começar pela época de 2020/21, que concluiu com 29 contribuições. Depois disso ficou, respetivamente, em 18.º, 15.º, 9.º e 3.º, antes de voltar esta época à primeira posição. Nesse espaço de tempo (cinco temporadas e meia), são 112 participações diretas, entre golos marcados (59) e assistências (53), a uma média de 19 por temporada.
